Asma

share on:

05/06/2018

A asma está entre as doenças mais prevalentes do mundo. Mata 2.000 adultos e crianças por ano. A falta de informação é um dos fatores que mais contribuem para os óbitos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que 235 milhões de pessoas sofram com a doença. No Brasil, cerca de 20% das crianças têm asma.

Caracterizada pelo chiado no peito, tosse e falta de ar é classificada pelos especialistas como controlada ou não controlada, de difícil tratamento ou com pouca resposta. Seguir o tratamento indicado pelo médico especialista é essencial para o paciente com asma ter qualidade de vida.

Porém nem sempre isso acontece. As principais causas de descontrole da asma são:

• A má aderência ao tratamento e o uso inadequado dos dispositivos inalatórios;

• Quando o paciente suspende o medicamento por conta própria ou não o utiliza da forma adequada, correndo risco de desencadear novas crises.

• Mudanças no ambiente, como reformas em casa ou no trabalho, e alterações climáticas podem ser gatilhos de descontrole de pacientes asmáticos;

• Outros fatores são infecções virais e bacterianas como sinusites, gripes, pneumonia etc.

Fonte: Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)

 

Entrevista com o doutor Giovanni Marcelo Siqueira Di Gesu. Ele é membro do Departamento Científico de Rinite da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). Confira:

 

Empresa de transporte coletivo de Berlim testa ônibus elétricos que circulam sem motorista

Uma das grandes promessas do futuro são veículos sem motorista. Diversas empresas investem atualmente no desenvolvimento da tecnologia mundo afora. Todas querem ser a primeira a lançar automóveis inteligentes. Vários modelos se encontram em fase de teste, inclusive na Alemanha. Em Berlim, desde o fim de março, pequenos ônibus autônomos estão sendo testados pela empresa pública de transporte coletivo, a BVG.

Um dos veículos elétricos percorre um trecho de pouco mais de 1 km dentro do campus do hospital Charité. A fase de teste vai até 2020. No primeiro ano, no entanto, um motorista da BVG estará sempre a bordo. Sua função é reagir em situações de risco e identificar falhas do sistema.

Qualquer pessoa pode dar uma volta nos ônibus autônomos nesta fase de teste. O veículo amarelo, que parece uma caixa com rodas, está programado para parar e abrir as portas apenas em seus pontos. Não adianta fazer sinal para o ônibus caso você esteja esperando no ponto errado.

No veículo, as portas se abrem sozinhas, mas para fechar é preciso apertar o botão. Com as portas fechadas, o ônibus, devagar e silencioso, trafega pelas ruas do campus. Ao identificar riscos de colisão, como carros que cruzam diante dele ou pedestres, ele imediatamente freia.

O projeto piloto conta com 4 ônibus autônomos. A iniciativa é orçada em 4 milhões e 100 mil euros. O ônibus no campus da Charité, no centro de Berlim, circula de segunda a sexta das 9h00às 16h00. A viagem é gratuita.

Fonte: UOL

 

A mancha que não sai

“Fostes resgatados… pelo precioso sangue, como cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.” (1Pe 1:18-19)

As pessoas gastam muito do seu tempo com limpeza: varrendo a rua, aspirando a casa, lavando roupas, carro, etc. Não há dúvida que uma boa faxina é necessária de tempos em tempos. Ninguém gosta de sujeira.

Mas há uma mancha que ninguém consegue remover, não importa quanto esforço despenda: a mancha do pecado! Muitos tentam encobri-la com um manto de civilização ou com uma capa de boas obras, mas tudo é em vão. O pecado permanece no coração humano, e Deus o vê com todo o seu horror. Ninguém pode escapar dele. Deus diz isso com muita ênfase em nossa leitura de hoje.

Só Deus mesmo pode remover o pecado, e Ele o faz a todos que clamarem a Ele: “Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador!” O homem nada pode fazer, pois Deus já fez tudo. E que preço Ele teve de pagar! Nada menos que o sangue do Filho de Deus foi oferecido para remover os nossos pecados – Deus “não poupou o seu próprio Filho, antes o entregou por todos nós”, palavras de Paulo em Romanos 8.32.

Cristo levou os meus próprios pecados como se fossem os Seus próprios pecados. Ele se pôs à disposição para tirar os nossos pecados, embora Ele fosse sem pecado. Ele “não cometeu pecado”; “nele não existe pecado”. Quer remover essa mancha da sua alma? Fale com Jesus sobre isso experimente como é bom ser uma nova pessoa.