share on:

Sorria! Você está sendo contagiado pela alegria e determinação de Paula Ferreira, apresentadora do mês de setembro

Equipe do Fique Por Dentro, programa jornalístico da RTM.

8 da manhã. O sorriso chega antes da voz, que logo entoa um italianíssimo e animado Buongiorno! E a alegria toma conta do estúdio, contagia. Não faz apenas com que você Fique por Dentro das notícias do Brasil e do mundo, mas irradia felicidade e contamina o time composto por Fábio Zamana, Deborah Garcia e Marcelo Fávero.

A programação segue. Perseverante, ri e chora copiosamente ao lado de Susie Pek no Mulheres de Esperança, instrumento afiado que leva a verdadeira mensagem a tantas mulheres, muitas que sequer lembram-se o que significa sorrir.

Enxuga as lágrimas, pois a família precisa de paz, de amor e de alguns conselhos preciosos do pastor e psicólogo Kléber Lima, seu companheiro de Família Hoje.

A apresentadora e produtora-executiva na RTM, Paula Ferreira, acorda todos os dias às quatro da manhã para entregar o melhor dela ao Tapeceiro, Àquele que faz brotar o riso em seus lábios.

Há dois anos e meio, integra essa missão chamada Rádio Trans Mundial. Desde 2017, dedica-se de corpo, alma e entranhas ao trabalho que Ele colocou em suas mãos.

A jornalista natural de Santo André (SP) é assim: intensa. Quando acredita em algo, luta, proclama e empenha todas as suas forças para apresentar o melhor. É chata de doer, perfeccionista, minimalista, pois sabe que tudo o que faz é para Aquele que é perfeito.

Ainda encontra tempo para ser a melhor companheira que seu marido, Walter Fernandes, poderia ter. Faz a marmita mais bonita e jamais vista nos mais sofisticados programas de culinária. Cuida com raro zelo materno de suas filhas caninas, Pietra e Chiara.

Em casa, pelas ruas, no trabalho, em sua comunidade de fé: sua incessante missão é sorrir e servir.

Paula Ferreira é apresentadora do Fique Por Dentro, Família Hoje e Mulheres de Esperança, da RTM.

Carreira

Paula Ferreira cursou jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo. Começou a carreira em 2002, na Rádio ABC, em Santo André. Mesmo jovem, ganhou rapidamente respeito e admiração.

A Paula é uma profissional de grande competência. Detalhista, empenhada e cuidadosa. Não foi difícil verificar suas habilidades logo no início do estágio. As oportunidades foram aproveitadas, uma a uma, da melhor maneira. Merece aplausos. Ainda vai muito longe.”

(Anderson Afonso, jornalista, ex-diretor de Jornalismo na Rádio ABC e primeiro chefe)

A Paula é uma pessoa maravilhosa, apaixonante, uma super amiga para todas as horas. Sou muito feliz por conhecê-la e por ter tido a oportunidade de trabalhar com ela.

(Moacir Firmino, produtor no SBT e ex-colega na Rádio ABC)

Falar uma ou duas frases dela é muito pouco. É uma pessoa que eu tive o prazer de conhecer lá atrás, no início de carreira. Mala [risos], mas com um coração enorme. Líder nata e que tem sucesso em tudo o que faz. Um ser iluminado que Deus me deu o privilégio de conhecer. Sou super fã e tem minha amizade, meu carinho, respeito e admiração.

(Michel Lopes, operador de áudio na Rádio Brasil Atual e ex-colega na Rádio ABC)

Alguns anos depois, ela seguiu para o Grupo Bandeirantes, onde atuou como repórter, produtora e redatora nas rádios Bandeirantes e Sulamérica.

Paula é luz contagiante que invade a sala, a redação, o estúdio e a nossa vida. Ela não ofusca, só ilumina e aquece quem está por perto. Um privilégio tê-la aqui. Ou do outro lado do Atlântico. Ti voglio bene, carina!”

(Carolina Ercolin, apresentadora na Rádio Eldorado e ex-colega no Grupo Bandeirantes e Rádio ABC)

Sincera, generosa e amiga. Uma grande amiga! A Paula Ferreira é um daqueles presentes que Deus nos dá para alegrar a nossa vida. Paulinha, Deus abençoe você, a equipe da Rádio Trans Mundial e todos os queridos e privilegiados ouvintes.”

(Claudio Junqueira, coordenador de comunicação na PUC-SP e ex-colega no Grupo Bandeirantes)

A Paula é uma irmã de verdade. Posso ficar meses sem falar com ela e nada muda. Ela consegue estar presente mesmo na distância física. A Paula é puro amor, alegria, justiça. Como jornalista, é das melhores que eu conheço. E olha que eu conheço muita gente! Se destaca em absolutamente tudo. Consegue impor o que pensa de forma brilhante. Ela briga pelo que acredita, mas faz as pazes como se nada tivesse acontecido minutos depois! É incrível! Um exemplo! Paulinha, te amo de verdade.”

(Barbara Tellini, ex-colega de trabalho na Rádio ABC, Rádio Sulamérica e TV+)

Sua primeira experiência em televisão foi na TV+, em 2009, como editora-executiva, coordenadora de jornalismo, produtora e redatora.

Antes de tudo, Paula Ferreira é um ser humano como poucos. Abençoada, sempre disposta a ajudar, e que transmite amor em tudo o que faz. Profissionalmente, é extremamente dedicada, competente, organizada, e de uma inteligência invejável. Destaca-se na liderança, graças à sua dedicação e organização. Na TV+, foi a melhor produtora e diretora de programa que eu tive. Sempre foi uma tranquilidade gigantesca trabalhar com a Paula. Tinha confiança de entrar no ar ao vivo sem sequer ter lido o roteiro ou TP (teleprompter). Era sentar na bancada e começar a apresentar, a ler, com a certeza de transmitir a mais qualificada informação.

(Joaquim Alessi, ex-diretor de redação no jornal Diário Popular e ex-chefe na TV+)

Em 2010, ela aceitou o desafio de fazer parte da equipe da TVT. Exerceu as funções de editora-executiva, produtora de pautas especiais e locutora.

Paula, inteligência viva, à flor da pele. Trabalhei com ela na TVT. Fui seu chefe. Personalidade firme, decidida. Trabalhadora incansável. Brigávamos, discutíamos com respeito. Testávamos nossos limites, nossas diferenças. Nosso objetivo era o jornalismo. Aprendi muito com a perseverança de Paula.

(José Mombelli, ex-chefe na TVT)

Conheci a Paula no ambiente de trabalho, na TVT. Primeiro, ela era pauteira e eu era repórter em reportagens especiais. Ela pautava as matérias [levantava o assunto, os entrevistados, marcava as entrevistas] e eu fazia as reportagens. Acho que um dos melhores momentos da minha vida profissional, da minha carreira de 40 anos como jornalista, foi trabalhando com a Paula fazendo reportagens especiais. Nós tínhamos pontos de vista muito parecidos e ela fazia pautas que eu adorava, tudo muito bem feito, e eu fazia estas reportagens com muita satisfação. Depois, saímos da TVT e continuamos amigas. Não somos amigas de uma frequentar a casa da outra, mas a Paula é minha amiga do ponto de vista de que eu posso contar com ela. Já passei por dois momentos de problemas na minha vida e eu recorri à Paula. Sei que posso contar com a Paula no apoio, na força, na fé que ela tem, no carinho. A Paula tem um senso de justiça e verdade muito grande. Foi uma coisa muito boa na minha vida ter conhecido a Paula, uma pessoa sempre alegre, sempre de bem com a vida.”

(Marcia Telles, ex-colega de trabalho na TVT)

A Paula é um presente que o Senhor Jesus colocou na minha vida, precisamente no mesmo local de trabalho. Ela foi fundamental em um dos momentos mais difíceis da minha vida, durante a separação de dois meses do meu marido. Seu apoio e convite a um encontro de mulheres da Igreja Batista Alvorada foi o início de uma nova vida com Cristo. A partir desse encontro, meu relacionamento com Deus começou a se fortalecer, meu casamento foi restaurado e a nossa amizade se consolidou cada vez mais. A Paula é mais que uma amiga, é uma mãe espiritual!

(Michelle Gomes, ex-colega de trabalho na TVT)

A entrada na Agência Radioweb, em 2015, marcou seu retorno ao radiojornalismo. Lá, ganhou dois prêmios e se destacou ao contar a história de pessoas solidárias por meio da série “Ser Humano”.

Para produzir uma série como “Ser Humano” é preciso se colocar no lugar do outro, procurar conhecer não apenas a sua história, mas captar parte de sua vida. Eu tenho certeza que a Paula fez isso como ninguém. Seu trabalho, assim como a sua pessoa, é cativante, pois transmite algo de verdadeiro e nos deixa fazer parte da história que ela nos conta. A Paula é uma pessoa incrível, cheia de vida e uma energia tão boa que cativa qualquer um. Sou grata a Deus por conhecê-la e ser sua amiga. Pois, quando estou com ela, me sinto muito bem. Ela tem o dom de contar histórias e trazer o melhor delas para quem as escuta.”

(Patrícia Almeida, professora e fã da série Ser Humano)

A Paula é a generosidade em pessoa. Sempre disposta a ajudar as pessoas, a fazer e multiplicar o bem. Todo caráter dela se reflete no trabalho: uma profissional extremamente competente, envolvida com tudo que se propõe a fazer e uma excelente parceira de trabalho, que motiva as pessoas e tem espírito de liderança. Tive o privilégio de trabalhar com ela na Rádio ABC e na Agência Radioweb e levo nossas histórias e amizade para toda a vida.

(Carolina Cassola, ex-colega de trabalho na Rádio ABC e Radioweb)

A Paula é encantadora, essa é a palavra. Com poucos meses de convivência, eu cheguei a dizer a Deus: “Pai, que privilégio o Senhor me deu de conviver com essa mulher”. Pois entendo que quando Deus te coloca perto de gente séria e que ama a Ele de verdade isso eleva sua barra para cima, seu padrão é puxado a um nível superior, e para mim isso só pode ser graça. A Paula me leva, sempre, a querer ser uma mulher mais virtuosa, a prestar maior atenção nas pessoas, pois ela nunca perde a oportunidade de abençoar alguém com um sorriso, com um devocional, com as boas novas ou com tudo isso junto. Ela faz valer o versículo do evangelho de Mateus “indo e fazendo discípulos”, pois em todos os lugares que passeamos juntas, do restaurante à sorveteria, à loja de produtos ortopédicos, ela mostra e fala de Cristo. A Paula vai ser na Itália o que já é aqui no Brasil, missionária, o que todos nós que amamos a Cristo somos chamados a ser. A saudade vai ficar, mas não posso reter para mim a graça que recebi de Deus. A Paula vai conviver com outros e, como ferro, afiar as pessoas e, principalmente encantar, o que ela faz naturalmente.

(Renata Burjato, principessa e colega de trabalho na RTM)

Paula Ferreira e o marido Walter Fernandes irão cuidar do departamento de Comunicação da rádio CRC, uma parceira da TWR na Itália. A dupla deixa o Brasil em 3 de novembro de 2019.

A presto, Paoletta!