share on:

Relacionamento com Deus, família e ensino: saiba mais sobre Marcos Garcia, nosso apresentador de novembro

Em tempos corridos como os atuais, de que forma lidamos com Deus, família e nossas atividades cotidianas? As pessoas estão cada vez mais conectadas às novas tecnologias e não desgrudam os dedos da tela do celular, mas há um momento em que devemos parar e refletir. Ouvir. Compreender. É essa a proposta de “Um Tempo com Deus”, programa da Rádio Trans Mundial apresentado pelo pastor Marcos Antonio Garcia, nosso apresentador de novembro, que vai ao ar toda quinta, às 10 da manhã e com reprises ao longo da programação.

Aos 56 anos, ele sabe, como líder religioso e pelo trabalho na área da comunicação, que as ferramentas digitais e novas plataformas por streaming, por exemplo, podem ser grandes aliadas, mas elas não podem ocupar um tempo tão grande que nos impeçam de ter relacionamentos com Deus, com nossa família e com outras pessoas.

“Acredito que relacionamentos são muito importantes, porém, hoje em dia vemos muitas pessoas que valorizam mais o celular do que suas famílias. Algumas delas são capazes de voltar para casa para buscar o celular, mas não para se despedir de quem a gente não deu tchau”, comentou.

Marcos Garcia é pastor Metodista há 37 anos e tem um amplo trabalho voltado para famílias e ensino. A seguir, alguns pontos importantes destacados por ele sobre o programa na RTM, família e ministério pastoral, entre outras coisas.

Programa

Reflexões e cotidiano são alguns dos temas tratados em Um Tempo com Deus, programa apresentado por Marcos Garcia.

Vida cristã é baseada em relacionamento com Deus. Em “Um Tempo com Deus”, Marcos traz para o ar mensagens que propõem uma reflexão sobre a realidade de nossas experiências com o Senhor. O apresentador explica como são definidos os temas tratados no programa, que ele faz na companhia da apresentadora Renata Burjato. “A definição vem a partir de um tempo de oração, de observar o nosso dia a dia e a nossa vida. Tem muitos assuntos cotidianos e de datas importantes que podem ser trabalhados”, afirmou. Um deles, já adianta o apresentador, será o Dia Nacional de Ações de Graças (celebrado na última quinta-feira do mês).

Marcos apresenta “Um Tempo com Deus” há dois anos, mas a história dele com RTM e com o programa é bem anterior a isso. A apresentação anterior era do bispo Nelson Luiz Campos Leite. A convite dele foi que Garcia começou a fazer algumas participações na produção. Depois, Garcia foi convidado por Leite e pelo bispo Adriel de Souza Maia (No Cenáculo) para assumir a apresentação. “Me senti muito honrado quando os bispos me convidaram para apresentar o programa. Já tinha experiência de rádio dos tempos em que trabalhei nos estúdios da Universidade Metodista e também já tive um programa em uma rádio de Sorocaba, quando fui pastor na cidade, mas aqui é uma outra realidade. Gosto muito da interação que há com o público, já que o programa é quase sempre ao vivo”, comentou.

Há alguns assuntos que geram mais engajamentos junto ao público. “Perdão é um tema que sempre rende bastante mensagem e desdobramentos”, explicou.

Garcia gosta de usar a expressão Família RTM. É assim que ele define a equipe que trabalha todos os dias para fazer com que os projetos da missão Trans Mundial funcionem plenamente. “O Salmo 100 diz para que prestemos culto ao Senhor com alegria. Eu sinto uma grande alegria em poder servir na companhia de pessoas tão especiais. Aqui é um ambiente favorável e com harmonia”, acrescentou.

Família

Casamentos são marcantes na família Garcia. A relação entre Marcos e Ivana Aguiar, juntos há 32 anos, começou quando foram padrinhos do casamento de um amigo deles em Pindamonhangaba, interior de São Paulo. A partir daquela ocasião, começaram a conversar e, na sequência, a namorar. Onze meses depois, foram eles que caminharam para o matrimônio. Da união vieram os filhos Larissa (23) e Mateus (28). Mateus, por sinal, casou-se no último sábado de outubro. Marcos teve dupla emoção: além de ver o primogênito no altar, foi ele quem realizou o casamento. “Meu filho me disse que não me queria na cerimônia apenas como pai, mas como pastor a celebrar a união entre ele e a minha nora, Pamela. Foram momentos muito ricos e com a presença de Deus, tenho certeza”, disse.

Ministério pastoral

A formação cristã de Marcos Garcia começou na Igreja Metodista de Piracicaba. Fez Teologia, mestrado e doutorado na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo. Já pastor, passou por igrejas em algumas regiões de SP. Ele foi, por 10 anos, pastor titular da Catedral Metodista de São Paulo, que é a sede da região eclesiástica responsável pela denominação no Estado, e, na atualidade, é titular da igreja em Santo Amaro. “Trabalho com famílias há 25 anos e sei que muitas coisas impactam a partir do testemunho que damos. É por isso que busco muita coerência no ensino e nos aconselhamentos”, afirmou.

Mensagem final

“Me sinto parte da Família RTM. Desejo que você entenda que família é o projeto de Deus. Que sua casa e sua família sejam muito abençoadas e que você não desista das pessoas que fazem parte dela. Outra coisa é que, em novembro, nós temos o Dia Nacional de Ações de Graças. Que tenhamos corações gratos. Nossa primeira gratidão é pela vida e por podermos, todos os dias, acordar na presença do Senhor”, finalizou.