share on:
Amor pela leitura e pelo ensino bíblico: conheça mais sobre o apresentador do Painel Literário, João Paulo Gouvêa

Desde 2017, João Paulo Gouvêa (46) é o apresentador do programa Painel Literário, da Rádio Trans Mundial. Casado há 21 anos e pai de três meninas, JP, como é mais conhecido, é formado pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (FTBSP). Também dá aula de Teologia Sistemática e é responsável pela extensão da pós-graduação no Seminário Teológico Mizpá. Além disso, é pastor da Igreja Batista Chácara Flora – Pólo IBNU. Quando recebeu o desafio de fazer o Painel Literário, estava no Piauí, e decidiu aceitar por gostar muito de ler e acreditar no poder da leitura para transformar vidas.

Conheça um pouco mais sobre João Paulo nessa entrevista!

Conte-nos um pouco sobre sua família.

Sou casado há 21 anos com Margeri Gouvêa (51) e pai de três meninas lindas. Minha esposa é psicóloga e voluntária no ministério infantil da igreja. Minha filha mais velha, a Gaby Gouvêa (18), está cursando jornalismo e faz estágio aqui na RTM, a Alice (12) está na oitava série e gosta muito de patinar, já a Clara (8) está na terceira série e faz muitos slimes o dia todo (risos). Todos estamos aos pés do Senhor e estamos orando e esperando o batismo da caçula.

Qual é sua formação e sua atuação além da RTM?

Sou bacharel em Teologia e pós-graduado em Teologia Bíblica pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (FTBSP). Também sou professor de Teologia Sistemática e responsável pela extensão da pós-graduação da FTBSP no Seminário Teológico Mizpá. Além disso, sou pastor-missionário na Igreja Batista Nações Unidas (IBNU) desde sua fundação, em 2007, e pastor na Igreja Batista Chácara Flora – Pólo IBNU, que ajudei a começar em 2018.

João Paulo Gouvêa apresenta o Painel Literário desde 2017 e é professor de Teologia Sistemática.

Como surgiu a ideia do Painel Literário?

Eu estava voltando da cidade de Corrente, no extremo sul do estado do Piauí, onde exerci trabalho missionário com a Igreja Batista local durante 18 meses, quando recebi o desafio de repaginar um programa que existia aqui na RTM – “Livros e Autores”. Como gosto muito de ler e acredito que poderemos mudar as estruturas de vida das pessoas por meio do ensino, aceitei o desafio e alteramos o nome do programa para “Painel Literário”. Convidamos algumas editoras a participar conosco, como Vida Nova, Hagnus, Shedd Publicações, entre outras, e iniciamos o programa.

Qual é a proposta e como são escolhidos os livros para o programa?

O Painel Literário entrevista autores, professores e pastores, entre outras pessoas para indicar literatura relevante e edificante para nossos ouvintes. Recebo muitos livros das diversas editoras parceiras, leio, catalogo de acordo com a relevância e a doutrina, preparo o roteiro de perguntas e convido os autores. Se não for possível gravar com os autores, convido professores, pastores ou pessoas ligadas à educação teológica de modo geral.

Quais são os principais desafios que você tem enfrentado nesse tempo de produção?

São grandes os desafios na produção de programas voltados à educação teológica ou cristã. Mas já tive que ler quatro e até cinco livros em uma única semana, pois os autores só estariam disponíveis naquelas datas. Foi um sufoco! Mas, é uma correria muito satisfatória e edificante.

Qual é o seu estilo de livros favorito e qual a sua indicação para os ouvintes?

Minha área de maior atuação e dedicação é teologia bíblica, por isso gosto dos livros dedicados aos comentários, como por exemplo os comentários de Colossenses, Efésios e Gênesis do Prof. Itamir Neves. Gosto muito de dois livros em especial, cujos autores tive o prazer de entrevistar: “Inteligência Humilhada”, do prof. Jonas Madureira, e “O problema do Mal”, do prof. Luiz Sayão.

Ouça o programa Painel Literário, apresentado pelo João Paulo, nesse link. Confira os vídeos do apresentador no canal da RTM no YouTube.