share on:
Estudo bíblico através das ondas de rádio: Conheça mais sobre o apresentador do Itamir Neves

Foi em 1991 que Itamir Neves de Souza, 72, aceitou se envolver na missão da Rádio Trans Mundial. Casado há 41 anos com Beti, pai de três filhos e avô de cinco netos, Itamir é bacharel em teologia pela FTBSP, mestre em ciências da religião pela UMESP, conferencista e professor de Bíblia, teologia, homilética e pregação expositiva.

Além de produtor e apresentador, também é autor de vários livros, dentre os quais comentários de Gênesis, Mateus, Marcos, Lucas, João, Efésios, Gálatas, Filipenses e Colossenses e seus respectivos guias de estudo com 301 perguntas, bem como Atos dos Apóstolos, uma história singular – esboços homiléticos, e Pregando a Palavra com o apóstolo Paulo em Romanos, exposição bíblica de toda a carta de Paulo. 

Há 41 anos, o pastor não perde a oportunidade de compartilhar com diversos grupos de cristãos as riquezas da Palavra de Deus e repartir as experiências que o Senhor lhe concedeu nesta caminhada.

Conheça um pouco sobre Itamir Neves nesta entrevista!

Conte quando e como o senhor começou a se envolver nesta missão.

Comecei a me envolver nesta missão em 1991, voltando de Gramado, Rio Grande do Sul. Quem me convidou foi o diretor executivo da época, José Eduardo Dias. Ele me convidou porque o Através da Bíblia precisava de uma nova versão já que o pastor Davi Nunes, que era a voz do programa, estava saindo da rádio e voltando para a Paraíba.

Antes de começar o Através da Bíblia tive a oportunidade de fazer outros dois programas: Escola Bíblica no Ar, com matérias de um instituto bíblico, e Opinião, programa que tratava de assuntos gerais, mas com enfoque bíblico.

Conte quais são suas atribuições na RTM.

Atualmente, tenho a responsabilidade de ser o pastor da casa (da rádio) e participo do Comitê Executivo, departamento que dá a direção à Rádio. Também sou produtor e apresentador de pelo menos 3 programas: “Através da Bíblia“, “Entendendo a Bíblia” e “A Palavra em Canções“.

Resumidamente, qual é a proposta desses programas?

O Através da Bíblia é um programa único no Brasil. Estuda toda a Bíblia, meia hora por dia, de segunda a sábado, de Gênesis 1 até Apocalipse 22.

Entendendo a Bíblia é um programa de perguntas e respostas. Os ouvintes têm várias perguntas, inclusive sobre doutrinas e hábitos. Eu respondo a essas perguntas com base bíblica.

A Palavra em Canções é um programa em que analisamos várias músicas que são conhecidas, seja da igreja ou de que o pessoal gosta. A partir delas, vejo quais são as bases bíblicas para essas canções. Algumas vezes, se não têm base bíblica a gente faz algumas considerações.

Renata Burjato e Itamir Neves apresentam A Palavra em Canções, programa que estuda músicas cristãs a partir de textos bíblicos.

Quais são os principais desafios de produzir e apresentar os programas?

O grande desafio que eu tenho é realmente ser muito fiel à Palavra de Deus. Por exemplo, no programa A Palavra em Canções tenho de tentar entender o que o autor está dizendo e ver qual é o texto em que talvez ele tenha se inspirado. Nos outros dois (Através da Bíblia, Entendendo a Bíblia), a responsabilidade e o desafio é de estar sempre muito justo com a Palavra de Deus, tanto na exposição da Bíblia, quanto nas respostas.

Deixe uma mensagem para os ouvintes e leitores da RTM.

A grande bênção que nós temos é a possibilidade de termos acesso à Palavra de Deus. Aqui no Brasil temos várias versões, logo ninguém precisa ficar longe da Palavra de Deus porque temos várias maneiras conhecer aquilo que Deus quer para nossa vida.

O grande foco na vida cristã é a Palavra de Deus. A Bíblia é o manual de instrução do nosso fabricante. Quem é o nosso fabricante? É Deus, nosso Criador. Se você quer saber como funciona o homem, tem de começar a estudar a Bíblia.

A minha palavra de estímulo para nossos ouvintes é: estude a Bíblia, leia a Bíblia, medite na Bíblia, pratique a Bíblia. Não perca oportunidade de estudar a Bíblia.

Ouça o Através da Bíblia, Entendendo a Bíblia e A Palavra em Canções, programas apresentados por Itamir Neves. Assista os vídeos do apresentador para o canal da RTM no YouTube. Para conferir os livros publicados pelo pastor, clique nesse link.