share on:

Conheça Dora Bomilcar: a voz de todas as segundas-feiras da Rádio Trans Mundial

A apresentadora destaque do mês de março está há mais de 20 anos à frente de um programa.

“Obaaaaaaa!”, exclama uma voz animada pelos corredores da Rádio Trans Mundial. É segunda – feira. O ritmo ainda é lento, calmo. As tardes demoram a passar. Para alguns, segundas são difíceis. Não é o caso dela. A dona da voz animada faz questão de distribuir pelos departamentos da rádio, doces, elogios, abraços e um largo sorriso. Para ela, a semana começa com alegria e animação. Essa é Dora Bomilcar. Presença perceptível dentro e fora dos estúdios.

Conheça mais sobre a apresentadora!

Dora Bomilcar é apresentadora destaque desse mês.

Dora Bomilcar de Andrade é casada com o médico obstetra e pastor da Igreja Batista de Granja Viana, Paulo Pereira de Andrade, e mãe de três filhos. Conheceu o seu marido quando cursava a Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Ela é formada em pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP), missionária, apresentadora do primeiro programa ao vivo na Rádio Trans Mundial, líder de ministério de mulheres de sua igreja, coordenadora do departamento de oração da Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB), mentora, conselheira e sensível quando a temática é oração.

Desde cedo, Dora aprimorou o hábito de ‘desenvolver a presença de Deus’, como ela mesmo chama. A prática começou após ler o livro “Praticando a presença de Deus” de Frank Laubach e Irmão Lawrence, segundo ela, os ensinamentos presentes em cada página despistaram o desejo de dedicar um dia inteiro em oração e devoção em silêncio, longe de qualquer distração em seu local favorito em Atibaia. “Desenvolvi a presença de Deus. Eu andava, meditava, lia um livro, escrevia cartas e um diário de oração. Nesses momentos, tive contato com minha própria face oculta, minhas máscaras e o meu pecado. Percebi como precisava de cura. Hoje me sinto ótima e alegre. Não quero distrair do amor de Jesus”, descreveu. Trata – se de uma disciplina espiritual feita por ela há mais de 20 anos.

A postura de silêncio e oração da apresentadora chamou atenção de amigos e pessoas próximas. Passou a ser mentora e assim, o destaque foi ainda maior a ponto de ela trabalhar na Mocidade para Cristo do Brasil (MPC), no movimento “Desperta Débora – Mães de Joelhos, Filhos de Pé”, movimento que trabalhou por 13 anos incentivando mulheres a orarem. Em 2011, ingressou na Associação de Missões Transculturais Brasileiras, local em que trabalha até hoje como coordenadora do Departamento de Oração. Anos depois, desenvolveu o Retiro de Oração e Silêncio.

Missões e história como a RTM

Quando o assunto é missão, Dora e seu marido se dedicam ativamente. O casal trabalha no auxílio integral de missionários muçulmanos, acompanhando-os de perto e longe. “Meu marido se detém na parte física, perguntando como eles estão fisicamente, já que os missionários não têm plano de saúde. E, sendo pastor, cuida da parte emocional e espiritual, também. Eu converso diretamente com as esposas. Nós dois fazemos mentoreamento de longe, pelo Skype. Isso tem sido para mim uma fonte de alegria muito grande!”, comentou.

No Brasil, também participa de uma missão. Dora faz história na Rádio Trans Mundial, ao apresentar, por 20 anos, o programa Entre Amigas. Todas as segundas, um conteúdo novo é apresentado para o público feminino. Direitos da mulher, saúde feminina, mulheres da Bíblia, oração, artesanato, eram alguns dos temas presentes.

O programa se destaca por ser o primeiro a ser feito ao vivo, contando sempre com a participação de algum convidado que responde perguntas tanto da apresentadora, quanto dos ouvintes.

Dora apresentou por 20 anos o programa Entre Amigas.

A trajetória com a rádio começou após um convite do Marcelo Gualberto da Silva, atualmente, diretor nacional da MPC. Marcelo, que na época apresentava nos microfones da RTM o “Virada Radical”, convidou Dora para participar de uma gravação em que o tema era ‘mães que oram pelos filhos’. Foi um sucesso. Mães de várias regiões do país ligavam e faziam perguntas, pedindo oração e conselhos.Mais uma vez, a oração foi o que abriu as portas para Dora Bomilcar.

A missionária foi convidada para apresentar o “Entre Amigas”. O programa estava a cinco anos sob a coordenação de Dulce Guerra que estava no processo de mudança para outro estado. Ao todo, são 25 anos de transmissão na Trans Mundial. “‘Entre Amigas’ era um programa extremamente feminino. Quando entrei fui treinada e corri atrás de um curso técnico de locução e produção na Rádio Oficina. Gostava demais de aprender! Fui me apaixonando mais e mais pelo formato entrevista e pelas pessoas”, disse.

Novidade

O mês de março chega com novidades para os ouvintes da RTM! O programa “Entre Amigas”, a partir desse mês, se chamará “Conversa Franca”. Será totalmente em formato entrevista, e abordará um específico. Assuntos atuais do Brasil e do mundo com informações e dados estatísticos e, claro, a apresenta de um convidado da área.

Conversa Franca estreia em março na programação da Rádio Trans Mundial.

Agora, os conteúdos do “Conversa Franca” serão voltados para um público amplo. Os ouvintes poderão participar mandando suas perguntas pelo WhatsApp da rádio, além de sugerir temas que gostariam de ouvir.

Palavra para os ouvintes

A apresentadora deixa um recado para os ouvintes. “Nunca ache que você não tem nada para acrescentar. Aprenda coisa novas. Não foi à toa que o Senhor Jesus Cristo nos deu talentos e dons. O dom não é em benefício próprio. Se Deus te deu alegria, sabia que você não tem alegria para seu benefício próprio. Ele te deu alegria para você alegrar os outros. Se Deus te deu o dom da Palavra, saiba que ele não deu o dom da Palavra para benefício o próprio, mas que você possa usar esse dom da palavra, a relação aos outros. Eu acredito que Deus me deu o dom do encorajamento para as outras pessoas. E esse dom do encorajamento eu quero por meio do programa “Conversa Franca” pode utilizá-lo.