Anafilaxia

share on:

05/11/2018 – FIQUE POR DENTRO

É uma reação alérgica grave que se desenvolve rapidamente, dentro de um a dois minutos, e acontece quando a pessoa é exposta a algum produto alérgeno ao qual seu sistema imunológico desenvolveu sensibilidade. Esses alérgenos podem ser picadas de insetos, alimentos, medicação e agentes de contraste que são utilizados em raios-x.

Alguns dos sintomas que podem aparecer são erupção cutânea, pulso baixo, convulsões, incontinência urinária, perda de consciência, súbito ataque cerebral e “choque anafilático”, que pode ser fatal se não tratado rapidamente.

Uma vez que o corpo é exposto a substâncias que considera ser perigoso, ele ativa seu sistema imunológico responsável por produzir anticorpos. Entretanto, algumas pessoas tem uma reação exagerada desses anticorpos, o que acaba causando a anafilaxia.

Fonte: minutosaudavel.com.br


Entrevista com a Dra. Alexandra Sayuri Watanabe, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Confira:

 


Projeto Philos distribui software que ajudará na gestão de bibliotecas escolares

A leitura é fonte de autonomia na busca pelo conhecimento, porém, infelizmente, é um hábito pouco cultivado entre os brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2016, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro.

Para auxiliar na construção de um cenário diverso a esse, de estímulo à leitura, a Prima – empresa desenvolvedora dos softwares da família SophiA – criou o projeto “Philos – amigo da biblioteca”, que já distribuiu mais de 400 licenças do sistema de gestão para bibliotecas em escolas públicas.

As cessões de uso do software possibilitam a otimização da gestão da biblioteca escolar, uma vez que o software foi desenvolvido especialmente para este fim.

O programa contemplará escolas públicas de educação básica, sejam elas municipais ou estaduais, sendo aceitas até CINCO escolas por município, quando se tratam de capitais, e DUAS escolas nos demais municípios.

Para inscrever o colégio é preciso entrar no site SOPHIA.COM.BR/PROJETOPHILOS e efetuar o cadastro da instituição.

Fonte: G1


Perseverança e Impaciência

Uma notícia que nos inquieta hoje, pode nos desinteressar amanhã. Qualquer notícia perde a importância quando o assunto se torna rotina. É por isso que existem variedades que não se pode perder: notícias do cinema, de artistas famosos, do teatro, da literatura e principalmente do esporte mantêm as pessoas ligadas.

Como conciliar esse frenesi das novidades que nos cercam e massificam, com a rotina da leitura da Bíblia? Da oração que normalmente se torna uma repetição dos mesmos pedidos? Dos sermões na igreja, dos mesmos cânticos e das mesmas conversas com os mesmos irmãos?

Algumas pessoas fogem da rotina cristã tentando ouvir diferentes pregadores. Interessam-se por doutrinas que estimulam as emoções. Essa impaciência criou “teologias” que peneiram as novidades da moda conciliando-as com o cristianismo.

Jesus fez uma séria advertência a este respeito dizendo: “Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar em pé diante do Filho do homem” (Lucas 21.34-36).

A aparente rotina do cristianismo é o ponto onde muitos corações frágeis, antes fiéis a Jesus, cederam à agitação das novidades do mercado religioso. Os benditos frutos da perseverança cristã, antes tão estimulados, tornaram-se desconhecidos. O risco de desprezar uma das mais fortes virtudes cristãs como a perseverança, considerando-a rotina é o de se tornar um cristão apático, inconstante, deficiente e à beira da depressão espiritual.

Quando Jesus ordena “estar sempre atento”, é para não nos afastarmos dele, da Palavra, dos irmãos, nem se envolver com as novidades do mercado ou do mundo. A perseverança implica em dominar o coração, levando-o a não subestimar nem se esquecer que o Dia de Jesus está próximo. E pode ser hoje.