Amizade

share on:

20/07/2018

O termo provem do latim e provavelmente tenha relação com o termo amar. Nas convenções sociais, fala-se de amizade quando existe um sentimento compartilhado entre duas pessoas de confiança, respeito, afeto e empatia emocional. Estas relações variam de pessoa para pessoa e ao longo da história, as amizades têm evoluído e assim também tem mudado a forma de entendê-las.

As diferentes etapas da vida dão lugar a diferentes tipos de amizades, e os verdadeiros amigos são aqueles que nos acompanham em nossos momentos e experiências mais relevantes. Os amigos compartilham experiências boas e más, se animam e se consolam em situações negativas, mantêm fidelidade entre si e se sentem identificados um com o outro.

Inclusive em algo tão pessoal e cultural como a amizade, se fala de diferentes tipos, como quando se diz que existem os amigos por correspondência ou virtuais, graças à Internet, os amigos de fraternidades como ocorre em universidades dos Estados Unidos, e outros.

Hoje, graças às virtudes da internet, podemos conhecer muito mais gente e nos manter em contato com amigos de todas as partes do mundo através das redes sociais, que permitem que nos vinculemos com várias pessoas ao mesmo tempo, compartilhar fotos, nos envolver em grupos em comum e outras atividades.

Em qualquer caso, é comum dizer que os amigos podem ser contados com os dedos da mão e que, sem importar os momentos que atravessemos em nossas vidas, os verdadeiros amigos serão os que sempre estarão conosco.

A amizade é um sentimento mútuo, uma relação altruísta entre duas pessoas, envolvendo o amor e respeito mútuo. Acredita-se que este termo vem do latim “amicus”, que por sua vez é uma derivação de “amore” (amor). Enquanto para produzir uma amizade deveria acontecer um sentimento entre duas pessoas simultaneamente, mas pode acontecer que um deles considere ao outro como amigo, e não em vice-versa. Isto é muito comum, porque nem todos têm os mesmos critérios para escolher quem chamamos de “amigo”.

Fonte: queconceito.com.br/amizade

 

Entrevista com Kléber Lima, pastor, psicólogo e apresentador do programa Família Hoje, da RTM. Confira:

 

Ministério musical americano apresenta-se em São Paulo a preço popular

São Paulo foi a capital escolhida para receber, no dia 21 de julho, o show de Gravação do DVD de DaNell Daymon & Greater Works, o coral que encantou o mundo em sua participação no America’s Got Talent 2017, um programa musical de televisão que é sucesso nos Estados Unidos e cativou o Brasil.

O coro Dannel Daymon & Greater Works fará uma única apresentação com músicas inéditas em um show incrível que contará com as participações de Leonardo Gonçalves, Groove Seco Band e Coro do Centro Científico da Voz, coordenado pela Dra. Blacy Gulfier, cientista da voz, preparadora e produtora vocal. A Igreja Bíblica da Paz, na Vila Guilherme, será palco deste encontro memorável de grandes músicos, com direção executiva, musical e vocal da Dra. Blacy Gulfier, em parceria com a produtora Usina Brasil.
Sobre o coral

DaNell Daymon e Greater Works é um ministério premiado e respeitado por toda comunidade americana, que já existe há mais de sete anos. Seu líder, DaNell Daymon, nasceu em Rochester, Nova York. Recentemente se mudou para Washington, DC, servindo na equipe de música na Igreja Batista Ennon. Os ingressos já estão à venda no site sympla.com.br por R$30,00 com meia entrada para estudantes. Anote o endereço da Igreja Bíblica da Paz: Rua Dona Santa Veloso, 575 – Vila Guilherme – São Paulo (SP) e não esqueça que o evento inicia às sete horas da noite.

 

Amizade

Existe amigo mais apegado que um irmão (Provérbios 18.24).

Tenho um amigo que voltou do Japão há pouco. Ficou mais de dez anos trabalhando naquela terra, casou-se, teve um filho e agora está de volta. Quando nos encontramos, foi como se nunca tivéssemos nos separado. Que alegria revê-lo! Pudemos conversar sobre sua experiência, sobre as vitórias, as dificuldades e, além de tudo, pudemos rir bastante ao nos lembrarmos de histórias da nossa infância. Os amigos de infância são até hoje os que me são mais chegados.

Parece que no mundo corrido de hoje temos pouco tempo para desenvolver amizades profundas. Até mesmo evitamos as pessoas. Quantas vezes já não me peguei prestes a sair de casa, mas ao perceber que um dos vizinhos esperava no hall o elevador, retardei abrir a porta? Tudo para não ter o constrangimento de compartilhar aqueles momentos entre o nosso andar e o térreo com alguém que não conheço.

Mas a Bíblia nos ensina com através da famosa história de Noemi e Rute que nossos relacionamentos devem ser profundos e duradouros, de forma que os outros nos tenham por pessoas tão agradáveis a ponto de quererem conhecer nosso Deus.

Não sabemos como era a vida de Noemi e sua família, mas ao lermos o texto de Rute 1, imaginamos que ela deveria ser alguém que soube transmitir o relacionamento que tinha com Deus. Por mais que ela insistisse, Rute não a deixou e fez questão de dizer que o Deus de Noemi seria o seu Deus.

Por isso, não deixe de cultivar relacionamentos. Aproveite todas as chances de pegar elevador com seu vizinho e dizer a ele que Deus o ama. Tenha coragem de ser o primeiro a cumprimentar aquele novo colega de trabalho e reparta de alguma forma o amor de Deus com esta pessoa. Permaneça sensível às pessoas à sua volta e ofereça-se para ajudá-las.

Por causa da atitude de Noemi, Rute se tornou uma ancestral de Jesus. Quem sabe a sua atitude não seja tudo o que falta para que as pessoas mais chegadas a você se tornem parte da família de Deus? Não perca a chance de desenvolver novos relacionamentos!

Por: Presente Diário