Lembranças

share on:

12/04/2017 – FIQUE POR DENTRO

É bem provável que as nossas lembranças mais remotas sejam de quando tínhamos 3 ou 4 anos de idade no máximo. E isso tem uma resposta científica e biológica.

No Canadá, um grupo de pesquisas concluiu que o fato de não ser possível se lembrar do tempo e das experiências vividas em nossos primeiros anos, deve-se ao crescimento neuronal correspondente a tal etapa de desenvolvimento. Isso quer dizer que a notável produção de novos neurônios, quem tem a finalidade de elevar a aprendizagem durante o crescimento, tem um efeito negativo no campo da memória.


Entrevista com o Neurologista Benito Damasceno, que fala sobre amnesia.

 

Vacina de Zika é eficaz em roedor

Uma candidata à vacina de zika, feita com vírus vivo atenuado foi eficaz em proteger camundongos contra a doença. Os resultados, publicados na última segunda-feira, dia 10 de abril, indicam que a vacina é promissora, e testes em humanos podem começar ainda este ano.

O produto foi desenvolvido em uma parceria que envolve o Instituto Evandro Chagas do Pará, órgão ligado ao Ministério da Saúde, e a Universidade do Texas e os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Na vacina de vírus atenuado, altera-se o vírus sem matá-lo para que ele possa gerar uma resposta imunológica. No caso desta candidata a vacina de Zika, os pesquisadores retiraram parte do material genético.

Os testes foram feitos em camundongos que eram suscetíveis à infecção do vírus da Zika. Depois de 30 dias, os animais vacinados foram expostos ao vírus, porém, não apresentaram sinais de infecções.

 

A crise na Venezuela cruzou novas fronteiras depois que o Tribunal Supremo de Justiça assumiu as funções do Parlamento.

A luta por soberania é um dos principais motivos que afetam o país. O choque de poderes é constante desde janeiro de 2016, quando a coalizão opositora assumiu o controle do Legislativo após 17 anos de uma hegemonia chavista.

Outro ponto que incendeia a situação político econômico da Venezuela são as eleições incertas. Também em 2016 a oposição impulsionou um referendo contra o então presidente, Nicolás Maduro, mas o processo foi suspenso pelo poder eleitoral.

Descartado o referendo, a oposição pediu a antecipação do pleito presidencial, o que Maduro rejeita. Estas eleições ficaram marcadas então, para dezembro de 2018, enquanto as estaduais, previstas para o fim do ano passado, foram adiadas por tempo indeterminado.

Além da forte inflação que assola o país, a rápida realização das eleições é uma das exigências dos manifestantes que tomam as ruas de Caracas e de outras cidades Venezuelanas, ao longo de 3 dias da semana passada.

 

A Força da Paciência

Considere quantas dificuldades seriam menos angustiantes se houvesse um pouco de paciência. Certamente é importante um senso de urgência, porém isso é tão essencial quanto o equilíbrio alcançado com uma boa dose de paciência. A paciência é fruto do Espírito.

Sucesso real, duradouro e realizações sólidas acontecem quando você age com urgência e se torna paciente quanto aos resultados. Realizações ambiciosas exigem tempo.

Quando você tem paciência suficiente para continuar fazendo o esforço necessário para atingir seu alvo, então você o alcançará. A paciência o ajudará a enxergar um panorama maior e lhe dará as condições necessárias para compreender a importância de enxergar as coisas a longo prazo. Ela o ajudará a melhorar seu relacionamento com as outras pessoas, e reduzirá o nível de estresse em sua vida, pois paciência é fruto do Espírito.

Paciência consigo mesmo, com seu trabalho, com os outros,  é sinal garantido de que você está na trilha certa. Seja paciente, forte, e desfrute cada momento que a vida lhe revela.

Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração. (Carta de Tiago)