share on:
Img_IconeBaixar_680px

31 de Maio de 2019

Leitura Bíblica: Lucas 19.1-10

Jesus disse [a Zaqueu]: “Hoje houve salvação nesta casa!” (Lc 19.9a).

Zaqueu era muito rico e de boa posição social, mas odiado por seus conterrâneos, que o viam como um traidor da pátria por colaborar com os romanos. Ao saber que Jesus passaria pela sua cidade, quis conhecê-lo, mas era baixinho e a multidão o impedia de ver.

Estava tão ansioso para ver aquele homem de quem se falava maravilhas, que não se importou com o que pensariam dele e subiu em uma árvore. Para sua surpresa, Jesus vê fé nessa sua atitude e se convida para jantar em sua casa.

Zaqueu deve ter descido da árvore tão depressa quanto subiu, para não perder a oportunidade. O encontro com o Senhor impactou-o tanto que ele decidiu distribuir metade de sua riqueza entre os pobres e fazer reparação entre aqueles de quem tirara mais do que o justo. É isso que leva Jesus a dizer a frase do verso destacado, pois é isto que a salvação produz: muda nossa maneira de pensar, de agir e até a disposição do coração, antes de egoísmo, para a generosidade.

Não temos acesso ao conteúdo da conversa de Jesus com Zaqueu. Pelo modo como a narrativa está colocada, parece que Zaqueu tomou aquela decisão por sua própria iniciativa, sem que o Senhor a sugerisse ou ordenasse. Jesus percebera sua sede em conhecê-lo e o chamara para passarem algum tempo juntos. Para Zaqueu, este encontro mudou tudo.

Toda sua riqueza não tinha mais importância, o que importava era estar com Jesus. Fico imaginando as consequências deste dia, não só na vida de Zaqueu, mas em seu contexto social: os pobres recebendo ajuda, os injustiçados sendo indenizados muito além do esperado…

Isso deve ter causado muitas surpresas: o que leva alguém acostumado a tirar proveito pessoal de sua posição profissional a parar de extorquir e ainda por cima devolver dinheiro às pessoas enganadas? Não é sentença da justiça humana que consegue isto, mas apenas um encontro com Jesus, cujo amor muda o interior do ser humano. – Carlise Tiede Käser

Se você já vive com Jesus, as pessoas à sua volta são capazes de ver o quanto ele já transformou você?


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.