share on:
Img_IconeBaixar_680px

30 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 29.1-11

O SENHOR concede o sono àqueles a quem ele ama (Sl 127.2b).

Ninguém sabe como é o som da voz de Deus, mas o texto de hoje dá várias pistas, comparando-a com fenômenos que nos são bem conhecidos. Ao assemelhá-la a eventos como trovões, árvores quebrando, montanhas sendo sacudidas e raios, dá para se ter uma noção da sua potência. Assim, mesmo que por um lado não seja possível ouvi-la, podemos muito bem sentir os efeitos de sua fala, e somos chamados a atribuir a força dela a Deus, o seu Autor. É de espantar então que o mundo em que vivemos e a razão de tudo isso ter sido trazido à existência possa ter resultado de uma ordem de Deus?

E o poder da sua palavra não está apenas em criar o Universo e trazer julgamento sobre quem não o teme, mas também em limpar nossa culpa! Aliás, estas últimas palavras, “culpa” e “julgamento”, talvez estejam entre as primeiras a vir à sua mente ao pensar sobre Deus, quando, na verdade, o maior interesse dele é nos perdoar! As boas notícias contidas na Bíblia – a Palavra de Deus – são poder para salvar todo o que crê (Rm 1.16).

Depois do tom majestoso dos versículos anteriores, o versículo 11 parece, à primeira vista, destoar do contexto. Mas engana-se quem pensa assim: a paz que Deus oferece é tão grande quanto o seu poder! Quanto mais pensarmos na força que suas palavras têm para desencadear acontecimentos de forma imediata e sem que haja qualquer questionamento, mais confiança teremos na sua proteção. E aí entra nosso versículo-chave. Enquanto o Brasil e o mundo vivem tempos turbulentos, de instabilidade política, desemprego, violência e tantos outros problemas, o filho de Deus não precisa se desesperar diante da sua incapacidade de mudar certas circunstâncias, mas tem o privilégio de poder descansar mesmo assim, sabendo que Deus é autoridade até sobre o Dilúvio, e, portanto, também sobre todas e quaisquer tempestades que vierem a nos afligir. – William Grinberg Stikan

A voz de Deus tem poder para criar, destruir, condenar, salvar e trazer paz insuperável em qualquer situação.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!