share on:
Img_IconeBaixar_680px

08 de Setembro de 2020

Leitura Bíblica: Hebreus 11.32-40

O meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele (Hb 10.38).

Os homens e mulheres retratados no capítulo 11 de Hebreus experimentaram todo tipo de dificuldades enquanto viveram. O texto chama a atenção para uma série de eventos que eles vivenciaram enquanto aprendiam a conhecer o Eterno. O propósito de Deus era que vivessem pela fé, isto é, que enfrentassem seus dias pautando suas decisões e atitudes pelos valores do reino de Deus, conhecendo cada vez melhor o Senhor.

Se puder, leia o capítulo 11 todo, ou volte ao trecho bíblico de hoje e grife os verbos que indicam ação, ou seja, tudo o que essas pessoas viveram e experimentaram em nome da fé em Cristo. A lista é impressionante: conquistar (reinos), praticar (a justiça), alcançar (o cumprimento de promessas), fechar (a boca de leões), apagar (o poder do fogo), escapar (do fio da espada), tirar forças (da fraqueza), enfrentar (zombaria e açoites)… Muitos ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova. Para eles, viver pela fé referia-se a direcionar a vida inteira por Deus e para Deus, muito mais do que adotar e cumprir certas práticas religiosas ou ser adepto de uma confissão doutrinária. Na prática, isso significava, sim, receber muita resposta e intervenção do Senhor, mas também passar por muita prova e sofrimento. De toda forma, a fé era o dom precioso que ia sendo enraizado no coração desses filhos de Deus, forjando neles o caráter de Cristo.

Continua sendo assim: é por essa fé que o ser humano é chamado a viver. A fé em Deus está profundamente vinculada à vida diária aqui e agora, e deve ser o combustível de tudo que somos e fazemos. Não importa se hoje você está experimentando vitórias ou se está passando por necessidades e lutas, saiba que, em meio a todas essas situações, Deus está trabalhando para conduzir você ao propósito perfeito dele para sua vida. – Heloísa Oliveira Machado

A fé que agrada a Deus não duvida do seu amor e dos seus bons planos para seus filhos.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!