share on:
Img_IconeBaixar_680px

11 de Janeiro de 2020

Leitura Bíblica: Josué 11.1-23

Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo (Ef 6.11).

A leitura bíblica de hoje, assim como o restante desse livro, relatam as vitórias dos israelitas, liderados por Josué, sobre os povos que habitavam o território de Canaã, cuja posse Deus tinha prometido a Israel. O tempo todo vemos como o Senhor estava ao lado de seu povo, cumprindo suas promessas.

Talvez alguém ache que esses relatos sejam violentos demais. Mesmo que esse fosse o tipo de conquista e ocupação praticado na época, as guerras dos israelitas eram diferentes: sem a direção do Senhor, não havia qualquer garantia de sucesso. No caso das lutas em Canaã, Deus queria que o povo confiasse apenas nele, exterminando os povos nativos com tudo o que eles tinham para que a idolatria destes não os contaminasse mais tarde e os israelitas não lutassem por riquezas materiais.

Hoje em dia, provavelmente não precisamos combater em guerras para dominar povos ou conquistar terras. Mas há uma luta que todo mundo tem: a batalha contra o mal que mora dentro de si! Esse mal, também chamado pecado, começa pelo desejo de fazer tudo de acordo com a própria vontade, em vez de submeter-se a Deus. Essa é uma guerra que, para ser vitoriosa, precisa ser conduzida debaixo da liderança do Senhor, usando as “armas” que ele nos dá. O contexto do versículo em destaque (Efésios 6.11-17) explica que a nossa luta não é contra seres humanos, mas as forças espirituais do mal que dominam este mundo. Portanto, as armas que funcionam não são fuzis, espadas ou lanças, mas verdade, santidade, entrega de vida a Jesus, dependência de Deus e de sua Palavra e oração. Essa luta dura enquanto vivermos, mas felizmente a “terra prometida” pela qual batalhamos não se limita a uma vida íntegra aqui. A verdadeira herança que receberemos é a vida eterna no Céu com Jesus Cristo. Esta é a luta que o cristão precisa encarar – e ele pode fazê-lo tendo certeza da vitória! – Aline Coscioni Schach

Mesmo que a luta dure a vida inteira, com fé em Deus podemos ter certeza da vitória com Jesus!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!