share on:
Img_IconeBaixar_680px

08 de Novembro de 2020

Leitura Bíblica: Mateus 24.42-44

Vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do Homem virá numa hora em que vocês menos esperam (Mt 24.44).

Depois de falar de sinais que precederão a sua volta, Jesus deixa claro que, “a respeito daquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai” (Mt 24.36). A única certeza é que ele voltará para buscar seus seguidores para morar com ele para sempre. Jesus ilustra o assunto com uma parábola a respeito de algo que acontecia e acontece na vida real: a dificuldade de prever o momento de um assalto. Naquela época, os ladrões muitas vezes escavavam um buraco na parede de barro seco (adobe) das casas, para assim entrar e roubar os bens do proprietário. Hoje em dia, eles saltam muros altos, arrombam portões ou então ficam escondidos, esperando que o próprio dono abra a porta de casa. Mas Jesus não contou esta parábola para exortar seus ouvintes a tomar medidas de segurança em suas casas. Antes, quis recomendar-lhes que fossem sempre vigilantes, vivendo como quem sabe que Jesus pode voltar a qualquer momento.

Em muitos lugares, a Bíblia compara a volta de Cristo com a vinda de um ladrão durante a noite (p.ex., 1Ts 5.2; 2Pe 3.10; Ap 3.3; 16.15). Não que Jesus seja comparado a um ladrão. O ponto em comum entre o exemplo e sua vinda é o fato de serem inesperados. No entanto, só é surpreendido quem não espera por aquilo.

Jesus deixa claro que seus discípulos precisam estar preparados para esse momento: isso significa viver desde já com Deus, submetendo-se a ele. Esperar para fazer isso no último momento da sua vida é agir como quem deixa sua casa vulnerável porque não se dá conta de que os ladrões não avisam de antemão a hora da sua chegada. É com ênfase que Jesus expõe que não haverá nenhum aviso especial, nem mesmo para os fiéis. Por isso, não deixe para acertar sua vida com Deus amanhã ou mesmo daqui a uma hora: entregue-se já a ele, para não ser surpreendido pelo inesperado! – Claiton André Kunz

Se Jesus voltar agora, você está preparado para vê-lo e ouvir o que ele tem a dizer sobre você?


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!