share on:
Img_IconeBaixar_680px

13 de Julho de 2020

Leitura Bíblica: Gênesis 8.1-12

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês (1Pe 5.7).

Na cidade onde moro, há um vento famoso. É chamado de “vento noroeste”. Ele sopra repentinamente, com um ar quente que traz mudança súbita do clima. Cresci aprendendo a “escutar” a chegada do noroeste. De repente, as folhas se agitavam, os pássaros voavam apressados em busca de abrigo e as donas de casa corriam para fechar as janelas, pois o vento noroeste traz consigo a areia da praia e cobre até mesmo as mesas limpas de casas do interior da cidade.

Às vezes, nossas vidas são varridas por alguns ventos. Quando se diz isso, normalmente a gente acaba pensando só nas coisas ruins que acontecem: um filho doente, um aperto financeiro, uma frustração amorosa. Mas ventos não são necessariamente maus. Noé e sua família estavam há alguns meses trancados dentro da arca que os salvou do dilúvio quando, diz o texto de hoje, Deus se lembrou deles. Não que por algum momento Deus os tivesse esquecido, afinal preservou-lhes vida em meio à tempestade. Mas neste momento lembrou-se deles de maneira especial. E qual foi o presente que lhes enviou? Um vento. Não uma brisa qualquer, mas um vendaval forte o suficiente para ir abaixando o nível das águas e, assim, permitir que a terra seca surgisse novamente. Um vento salvador, assim como a arca.

Porém, por mais agonizante que fosse a situação na arca, Noé, sua família e os animais precisaram esperar que esse vento da providência divina agisse completamente. Passaram-se meses até que as águas baixassem o suficiente para que eles saíssem.

Portanto, ainda que os ventos possam significar livramento de Deus, há casos em que, como Noé, precisaremos ser pacientes e esperar com fé até ver, de fato, as águas dos problemas baixarem. Mantenha a esperança, lance sua ansiedade sobre o Senhor e lembre-se que, mesmo que pareça demorar, ele tem cuidado de seus filhos. – Ivan Augusto de Oliveira

Às vezes, o livramento de Deus não é imediato, mas isso não é motivo para perder a esperança.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!