share on:
Img_IconeBaixar_680px

16 de Março de 2020

Leitura Bíblica: Provérbios 21.29-31

Não falem tão orgulho­samente, nem saia de suas bocas tal arrogância, pois o SENHOR é Deus sábio; é ele quem julga os atos dos homens (1Sm 2.3).

A arrogância é duplamente ruim, pois ofende os outros e ao mesmo tempo causa mal à própria pessoa. Não se deixe levar pela arrogância, que é capaz de cegar nosso entendimento.

Há muitos anos circula uma anedota com um suposto diálogo entre o comandante de um navio da Marinha americana e autoridades costeiras do Canadá. A conversa começa com os americanos solicitando educadamente: “Favor alterar seu curso 15 graus para o norte para evitar colisão”. A resposta é imediata: “Recomendo que o senhor mude seu curso 15 graus para o sul”. Irritado, o americano replica: “Aqui é o capitão de um navio da Marinha americana! Repito, mude seu curso”. Mas o canadense também insiste em sua instrução: “Não. Repito: mude o senhor o seu curso atual”. Furioso, o capitão americano berra: “Este é o porta-aviões USS Lincoln, o segundo maior da frota americana no Atlântico! Exijo que vocês mudem imediatamente seu curso”. Diante disso, o canadense encerra a discussão: “Aqui é um farol. A decisão é sua”.

Alguém pode, durante algum tempo, ganhar certa vantagem ao forçar superioridade sobre os outros, mas a palavra final é de Deus, e um dia ele dará fim à arrogância dos altivos. Os orgulhosos serão humilhados. Jeremias 50.32a diz: “A arrogância tropeçará e cairá, e ninguém a ajudará a se levantar”. Deus conhece cada um de nós, ele vê e julga cada um de nossos atos. Ele conhece os arrogantes, e a estes ele diz: “Conheço bem a sua arrogância, … a sua tagarelice sem fundamento e as suas ações que nada alcançam” (Jr 48.30). Fuja da arrogância, pois ela carrega a certeza da derrota final na luta contra Deus. Você realmente quer pagar para ver? – Hebert dos Santos Gonçalves

A arrogância é pura tolice, pois nada, nem ninguém, consegue se opor a Deus.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!