share on:
Img_IconeBaixar_680px

06 de Outubro de 2019

Leitura Bíblica: Gênesis 5.21-32

Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria (Sl 90.12).

Qual é a sua idade, prezado(a) leitor(a)? Não precisa responder em voz alta, pois o número não é tão importante quanto a reflexão sobre como esse tempo foi aproveitado no passado e o que ainda se pretende alcançar no futuro. Será que você está na “flor da idade” ou já terá chegado à “terceira idade”? Talvez esteja lá pelo meio, como eu.

Dois detalhes chamam a atenção nessa genealogia do capítulo 5 de Gênesis: primeiro, há um ciclo que parece ser igual para todos: crescer, ter filhos, envelhecer e morrer. Aparentemente, não há nada que mereça destaque na história dessas pessoas. Será esse realmente o sentido da vida? Então de repente surge um raio de sol nesse melancólico ciclo de vida e morte: “Enoque andou com Deus”. E esse fato mereceu ser registrado na Bíblia! Não foi preciso que ele realizasse algum feito importante para entrar na História, bastou obedecer ao Senhor, vivendo pela fé em Deus. Há quanto tempo você já anda com ele?

Não são as realizações pessoais e conquistas materiais que definem se sua vida valeu ou valerá a pena. Se você ainda é jovem, não desperdice tempo – quanto antes você começar a seguir os ensinamentos bíblicos, melhor aproveitará sua vida aos olhos do Senhor. Se você já viveu mais tempo, não fique desanimado por ter deixado passar oportunidades de servir a Deus. A leitura de hoje ainda menciona Noé. Quando o Senhor lhe ordenou que construísse a arca, ele já estava avançado em idade: quase dois terços de sua vida já tinham ficado para trás. Mesmo assim, obedeceu. Ambos – Enoque e Noé – entraram para a lista bíblica de “heróis da fé” (registrada em Hebreus 11), independentemente do tempo que andaram com Deus.

Não existe idade avançada demais para começar a servir ao Senhor, mas quanto antes você o fizer, melhor – afinal, quem é que sabe quanto tempo ainda tem para viver? – Doris Korber

O que Deus espera de nós é obediência – e isso não tem relação com a nossa idade.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.