share on:
Img_IconeBaixar_680px

02 de Março de 2020

Leitura Bíblica: Isaías 5.1-7

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda (Jo 15.1-2).

A leitura bíblica de hoje traz uma parábola em forma de cântico. Ela fala do proprietário de um vinhedo que tomou todas as providências necessárias para ter uma boa colheita, mas saiu decepcionado. O profeta Isaías usa essa ilustração para descrever a nação de Israel. Como o agricultor que preparou o terreno para a plantação, o Senhor tinha expulsado os habitantes de Canaã para que os israelitas pudessem morar em sua própria terra. Israel era o povo escolhido de Deus, gerado como que a partir das melhores mudas: os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, pessoas que tiveram experiências profundas com o Senhor. Agora, tudo o que Deus queria era que o seu povo produzisse bons frutos, isto é, que demonstrassem justiça e integridade, baseados na sua fé exclusiva em Deus. No entanto, sua decepção foi grande: os israelitas não deram o exemplo desejado; pelo contrário, começaram a imitar as práticas erradas dos povos vizinhos, que Deus tinha condenado. Por isso, o Senhor anuncia castigo para a nação de Israel.

O Senhor Jesus usa a mesma ilustração, mas vai além. Ele mesmo é a videira, aquele que realizou de forma perfeita a missão dada por Deus. Quem o segue passa a ser um ramo nessa videira, com o privilégio e a obrigação de carregar frutos bons. Ramos que não cumprem essa função são cortados para servir de lenha; os demais são podados, pois isso os renova e lhes dá mais força para continuar produzindo.

Que tipo de ramo você quer ser? A condição essencial é permanecer ligado a Jesus Cristo, isto é, submeter-se à vontade de Deus para a sua vida, engrandecer ao Senhor em tudo que fizer, aceitar sua correção sempre que necessário… tudo isso vai contribuir para fazer de você um ramo forte e cada vez mais parecido com a própria videira! – Mário Miki

Permanecer em Jesus é imitar o seu exemplo, amando a Deus acima de tudo e obedecendo-lhe a todo custo.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!