share on:
Img_IconeBaixar_680px

12 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: Gênesis 26.17-22

Isaque mudou-se dali e cavou outro poço, e ninguém discutiu por causa dele. Deu-lhe o nome de Reobote, dizendo: “Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos na terra” (Gn 26.22).

Neste texto, Isaque demonstra uma atitude muito parecida ao que se pode chamar de “espírito do calvário”, por causa da sua semelhança com a postura submissa de Jesus ao ser preso, torturado e morto. O Senhor já tinha ensinado esses princípios a seus seguidores, que os registraram nos evangelhos sob o nome de “bem-aventuranças”: feliz é o pobre de espírito, o humilde, o puro de coração, o pacificador, aquele que sofre injustamente por amor a Deus… Em resumo, há verdadeira felicidade reservada para quem aceita a vontade de Deus para sua vida, seja ela qual for, de forma tranquila e mansa.

No entanto, não quero falar daquele tipo de aceitação que baixa a cabeça e diz: “Sei que vou sofrer! O cristão precisa passar por isso, Deus é justo…” Não! Mil vezes não! Estou falando de submeter-se ao Senhor com um espírito de paz e alegria, por confiar na sua bondade e fidelidade, pois ele tudo faz para o bem de quem o ama, e seus planos para estes são para “fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jr 29.11b). Ele não é um Deus impessoal, frio, distante; antes, revela-se amoroso, pessoal, amigo; ele consola, anima, restaura, dá graça e entra num relacionamento íntimo com seus filhos a fim de ser-lhes fiel, cumprindo cada promessa.

Numa terra onde água valia ouro, por duas vezes o inimigo toma de Isaque os poços que este abrira, mas ele simplesmente se nega a brigar e segue em frente, crendo que seu Deus é fiel! É você quem escolhe se irá gastar tempo e energias discutindo com quem se opõe a você ou se confiará em Deus e tocará sua vida em frente, confiando que os planos dele para você são muito melhores! – Genevaldo Edino de Souz Bertune

Os planos de Deus sempre são para fazer bem a quem se entrega a ele.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.