share on:
Img_IconeBaixar_680px

30 de Março de 2019

Leitura Bíblica: João 16.5-15

O Espírito Santo … lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que [Jesus] disse (Jo 14.26).

Certo vez, já atrasado, fiz uma viagem à noite por uma estrada de mão dupla onde é difícil ultrapassar. Tudo ia bem até chegar a uma longa subida. Eu vinha atrás de um carro que ia bem rápido, por isso mantive uma distância segura. Um caminhão subia devagar na nossa frente, então pensei que o outro motorista iria ultrapassá-lo, pois a faixa no asfalto permitia, e eu poderia fazê-lo também. Quando chegamos pertinho do caminhão, o carro da frente saiu para a esquerda e acelerou. Neste momento, percebi que a faixa se tornou contínua, ou seja, eu não poderia ultrapassar! Mesmo assim, pensei: “Vou junto. Vai dar tempo!”. Porém, algo me impediu de acelerar. Era como se alguém me dissesse: “É proibido! Não continue!”. O outro motorista, que eu desejei seguir, teve de voltar à pista bruscamente, pois no sentido contrário vinham uma moto e um carro. Respirei aliviado. Se tivesse feito a ultrapassagem como queria, teria provocado um grave acidente e certamente não estaria escrevendo hoje este texto. Pensei: “Deus é bom; foi seu Espírito quem me lembrou a proibição e impediu o desastre”. Ao obedecer à sua orientação, fui salvo.

A vida também tem suas proibições e tentações. Se ultrapassamos os “sinais vermelhos” estabelecidos por Deus, cometemos pecado. Ele pode ser muito atraente; nossa vontade é seguir nossos instintos e continuar acelerando em sua direção. Porém, quem vive com Deus não vai querer pecar sabendo que isso desagrada seu Senhor. Graças ao Espírito Santo, a cons­ciência do cristão é ligada à realidade: se atender o santo alerta, ficará livre de acidentes. Caso contrário, pode presenciar um desastre, pois o pecado sempre gera consequências. – Edilaney Duarte Gonçalves

O Espírito Santo guia os cristãos na estrada da vida, impedindo que cometam infrações.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.