share on:
Img_IconeBaixar_680px

04 de Janeiro de 2020

Leitura Bíblica: Lucas 23.32-43

Liberte os que estão sendo levados para a morte; socorra os que caminham trêmulos para a matança! (Pv 24.11)

Ouvi a pregação de um pastor conhecido que há muito tempo não via. Ele trabalha como capelão hospitalar em tempo integral, o que lhe proporciona muita satisfação. Falou sobre seu rotineiro contato com a morte e fez-me pensar como são poucos os que aceitam a proclamação da liberdade em Jesus quando se veem destinados a morrer.

Por fazer parte do corpo de enfermagem em um hospital, não posso estimar quantas vezes tive contato com pacientes terminais. Já contemplei mortes agonizantes e partidas sublimes. Como é importante este último momento! Depois deste não haverá mais chance, tudo está terminado, não há um caminho de volta nem a possibilidade de arrependimento. Os sonhos não mais poderão ser realizados, as vidas não serão reconstruídas, não há mais tempo para buscar todas as pessoas com quem tivemos problemas e tentar a reconciliação. O prazo expirou. Não há mais o que fazer.

Diante do fim iminente, tentamos, naquele pequeno instante que resta, do qual não sabemos definir a duração, solucionar toda uma vida. Mas apenas um dos criminosos que estavam ao lado de Jesus na cruz foi liberto da punição no inferno – e não precisou de mais do que um diálogo de poucos minutos.

Estar com alguém no momento de sua partida não é algo muito desejado, mas para o filho de Deus pode significar a grande diferença no destino daquela pessoa: morte eterna ou vida eterna. Ele pode aproveitar esta última chance segurando firme sua mão e, mesmo contemplando a vida esvair-se em gotas que evaporarão definitivamente, falar-lhe sobre a realidade da vida após a morte física, por meio da fé em Jesus. Não há garantia de que a pessoa tomará a melhor decisão, mas ela terá a oportunidade mais importante da sua vida se houver alguém com ela neste momento para ouvir, falar-lhe de Jesus, abraçar e orar. – Leonice Fonseca Souto de Souza

Cada instante, até o último, pode fazer a diferença: ouça e faça ouvir a mensagem do amor de Deus!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!