share on:
Img_IconeBaixar_680px

14 de Abril de 2020

Leitura Bíblica: Mateus 6.9-13

…seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu (Mt 6.10b).

Seja qual for sua religião – ou mesmo se você não for uma pessoa religiosa –, é possível que em algum momento você já tenha recitado a oração do Pai Nosso. Como frequentemente acontece com o que é recorrente em nossas vidas, é fácil repetir aquelas palavras ditas por Jesus sem prestar atenção ao que significam. Talvez, neste momento, ao abrir a Bíblia e deparar-se com estas conhecidas palavras, você tão somente tenha passado os olhos por cima ou mesmo nem lido, por “já conhecer de cor”.

É possível escrever livros inteiros sobre os ensinamentos que Jesus nos dá por meio dessa oração-modelo, mas neste momento quero falar apenas sobre o versículo em destaque.

Ninguém tem dúvidas de que a vontade de Deus é feita no céu. Com tantos anjos a servi-lo, com todo seu poder e soberania, não nos custa pensar isso. Lá está o trono de Deus, então como a vontade dele não seria feita? Mas será que podemos dizer que a vontade de Deus é feita na terra assim como é feita no céu?

Neste trecho, a pessoa expressa o desejo de que a vontade de Deus se cumpra em sua vida. Ao dizer tais palavras, estamos pedindo: “Não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres”. Estas, aliás, foram as palavras de Jesus quando estava prestes a ser preso e morto (Mc 14.36). Jesus cumpriu integralmente a vontade de Deus, mesmo quando isso implicou seu sofrimento e morte.

Por outro lado, quantas vezes temos uma orientação clara a respeito do que Deus quer que façamos (como “perdoe!”, “ame!”, “abra mão do seu orgulho!”) e insistimos em nos fingir de surdos? Oramos como Jesus ensinou, mas vivemos um “seja feita a minha vontade”. Conhecemos todo o Pai Nosso e não praticamos essa linha porque dói entregar o controle do que somos a outro. Mas lembre-se de que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2) e que vale a pena obedecer ao que ele diz. – BB

A lição já sabemos de cor. Só nos resta praticá-la.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!