share on:
Img_IconeBaixar_680px

16 de Outubro de 2019

Leitura Bíblica: 2 Timóteo 2.1-7

Nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados (1Jo 5.3).

Já pressentindo o fim de sua vida, o apóstolo Paulo dá instruções ao seu jovem auxiliar Timóteo, incentivando-o a continuar firme no trabalho de guardar e transmitir o Evangelho de Deus a outras pessoas. Para ilustrar isso, Paulo usa três metáforas: Timóteo deveria viver como um soldado dedicado, um atleta que respeita as regras e um lavrador diligente.

Um soldado precisa estar sempre a postos. Quando vai para a guerra, está preparado para sofrer. Sua vida precisa ser de total comprometimento. Ele não se concentra em conforto e sustento pessoal, como fazem os civis. O atleta se prepara e compete, demonstrando sua capacidade. Vence aquele que supera os demais, mas só pode levar o prêmio se seguir as regras – por exemplo, mantendo-se limpo de drogas que melhorem seu rendimento. O lavrador precisa persistir em um serviço muito pesado, que demora a trazer resultado. Mas, além de trabalhar muito, também tem o direito de ser o primeiro a usufruir dos frutos de sua colheita.

Assim, a vida cristã requer comprometimento absoluto com Deus e obediência à sua palavra. É um trabalho difícil. No entanto, quem se dedica de corpo e alma a ele, também será o primeiro a ser beneficiado por isso, seja vendo a transformação que Deus realiza na vida das pessoas à sua volta, seja em sua própria vida.

Cada uma dessas profissões por si só já é dura. Ser soldado, atleta e lavrador – quem aguentaria? Por isso, um aspecto importante a destacar é que a força de Timóteo não teria origem em positivismo ou vontade pessoal, mas “na graça de Cristo”. Timóteo não era nenhum super-homem, assim como Paulo também não era. Mas ambos aprenderam a depender totalmente de Deus, e isso capacitou-os a enfrentar o que quer que fosse necessário. – Hebert dos Santos Gonçalves

Na força de Jesus, sejamos fortes e leais trabalhadores de Deus.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.