share on:

Img_IconeBaixar_680px

27 de janeiro de 2018

Leitura Bíblica: Gênesis 27.1-19

Se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! (2Co 5.17)

Jacó é um personagem bíblico extremamente relevante, pois veio a ser um dos patriarcas da grande nação da qual descendeu Jesus. Isto significa que ele teve parte no plano divino para a salvação. Na passagem de hoje, porém, o encontramos em momento muito embaraçoso: jovem ainda, para conseguir a bênção que pertenceria ao irmão, participou de um golpe para enganar o pai já velhinho e debilitado. Nosso idioma tem um termo feio para isto: trambique.

É muito instrutivo examinar a biografia de Jacó; seu nome significa suplantador (alguém que obtém uma vantagem de forma desleal), exatamente o traço de caráter que predomina nas narrativas sobre a primeira fase de sua vida, sempre a lançar mão de “espertezas” para levar vantagem. Muitos anos e lutas depois, o revemos em um marcante encontro com Deus; desse episódio decorreram uma séria lesão no quadril e uma grande transformação (você pode ler este relato em Gênesis 32).

Naqueles tempos, o nome de alguém tinha grande relevância, traduzia quem a pessoa era de fato. No encontro com o Senhor, este mudou o nome de Jacó para Israel – aquele que luta com Deus. Ao dar-lhe um novo nome, o Senhor parecia dizer-lhe: “Até aqui você foi o espertalhão que tentou vencer com suas forças, do seu jeito torto, mas agora o transformo em um novo homem, que deve aprender que eu cumpro os meus propósitos sem precisar da ajuda dos seus jeitinhos”.

Quando alguém se encontra com Deus por meio do seu Filho Jesus, passa da morte para a vida. Essa nova vida se traduz, entre outras coisas, em um novo jeito de ser, novos interesses e métodos; desenvolve um novo caráter, agora interessado em agradar ao Pai, confiando nele e não buscando resultados à custa de malandragens. Um tipo de gente que prefere sofrer prejuízo a agir de forma ofensiva à santidade de Deus. – Miguel Herrera Junior

Que cada um de nós aprenda a deixar os jeitinhos para submeter-se ao jeito de Deus.


Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.


Confira as devocionais anteriores!