share on:
Img_IconeBaixar_680px

21 de Setembro de 2020

Leitura Bíblica: 1 Samuel 14.1-14

Jônatas disse a seu escudeiro: “Vamos ao destacamento daqueles incircuncisos. Talvez o Senhor aja em nosso favor, pois nada pode impedir o SENHOR de salvar, seja com muitos ou com poucos” (1Sm 14.6).

Há momento em que necessitamos depender totalmente do Senhor! As guerras entre filisteus e israelitas eram constantes. No entanto, este era um momento muito especial, pois o povo de Deus estava passando por uma transição com a chegada de Saul, seu primeiro rei. A monarquia ainda estava engatinhando, com Saul cometendo alguns erros que dificultavam a ação de Deus na vida do povo.

Como se não bastasse, os filisteus tinham uma grande vantagem: “Naquela época não havia nem mesmo um único ferreiro em toda a terra de Israel, pois os filisteus não queriam que os hebreus fizessem espadas e lanças. Assim, eles tinham que ir aos filisteus para afiar seus arados, enxadas, machados e foices… Por isso no dia da batalha nenhum soldado de Saul e Jônatas tinha espada ou lança nas mãos, exceto o próprio Saul e seu filho Jônatas (1Sm 13.19-22).

A ação de Jônatas nesse contexto foi uma demonstração de dependência total do Senhor. Ele sabia que, para Deus, numa guerra não importam poderio militar nem equipamentos; também não faz diferença se o número de soldados em seu exército é maior ou não que o do inimigo. Assim, Jônatas e seu escudeiro venceram, sozinhos, uma batalha inicial contra os filisteus. Aquilo foi suficiente para animar o restante dos hebreus, que então entraram na luta contra um inimigo já totalmente confuso e aterrorizado, selando assim a vitória (v. 15-23).

Quando alguém age em obediência completa a Deus, essa pessoa pode contar com o apoio dele e o sucesso dos planos divinos. E que alegria é participar dessas vitórias do Senhor! – Genevaldo Edino de Souza Bertune

Com fé e dependência total do Senhor, podemos contar com a vitória planejada por Deus!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!