share on:
Img_IconeBaixar_680px

12 de Novembro de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 31.1-12

Tira-me da prisão, [Senhor,] para que eu te dê graças (Sl 142.7a, NVT).

Muitas pessoas estão, nesse momento, tristes e revoltadas, sem alegria na vida. Isso pode ter muitas causas, como desemprego, enfermidades (própria ou de um familiar), perdas, fracassos, luto, decepções no relacionamento e outros. Não se deve ignorar esse problema, pois o abatimento não tratado pode causar problemas físicos e emocionais ainda mais sérios.

Na leitura bíblica de hoje, nota-se que o salmista desabafa todo o seu desespero diante do Senhor. Pela descrição da sua situação, imagino que ele enfrentava uma dificuldade realmente grande: sentia-se fisicamente esgotado, sem fome nem apetite. A oposição que sofria da parte de seus inimigos era tamanha que afastou os vizinhos e até seus amigos. Estava isolado, humilhado, vulnerável. Só lhe restava clamar a Deus, e ele o faz não com resignação, mas com real confiança de que Deus lhe mandaria o socorro necessário – tanto que no fim do salmo o tom muda, e o poeta agradece e louva ao Senhor, além de encorajar outros a também buscarem a ajuda de Deus.

Certo dia, eu também estava profundamente triste e desorientado, mas a leitura desse salmo me deu ânimo e coragem para derramar meu lamento diante de Deus. A oração me trouxe paz e ânimo para esperar pela intervenção divina. Não sei como está a sua vida, mas quero encorajá-lo a não perder a esperança e contar ao Altíssimo os motivos do seu abatimento. Atreva-se a ser bem honesto com ele, pedindo-lhe que o tire da prisão da tristeza, do desânimo, do medo, da perseguição. Peça que o Senhor lhe mostre o que você mesmo precisa mudar, dando-lhe forças para isso, e também que ele tire o que impede você de caminhar e pensar conforme os planos que ele tem para você. Enfim, faça como o salmista: chore, lamente, peça – mas também expresse sua confiança em Deus e sua gratidão pelo socorro enviado. – Elias Torres da Silva

O filho de Deus que confia sua tristeza ao Senhor sempre descobrirá, ao final, motivos para agradecer!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!