share on:
Img_IconeBaixar_680px

29 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: Daniel 6.25-28

O rei, porém, disse a Daniel: “Que o seu Deus, a quem você serve continuamente, o livre!” (Dn 6.16b)

Palavras podem ser encantadoras e sedutoras, mas é a nossa atitude diante dos desafios da vida que realmente fala e faz as pessoas pararem para nos “ouvir”. Caráter e fé, relação com Deus e visão de mundo se revelam plenamente em nossas ações e podem inspirar pessoas, transformar conceitos, modificar decisões. Esse é o poder do testemunho pessoal – não necessariamente aquele dado com belas palavras, mas aquele que transpira sem que a pessoa sequer se dê conta ou deseje, apenas por seu exemplo de vida!

Assim foi com Daniel. Ele estava no cativeiro babilônico, sob o domínio de um rei pagão. Prosperou ali apesar das diferenças culturais e religiosas, algumas das quais decidiu respeitosamente não seguir. Daniel era íntegro em suas atitudes, e isso incomodava alguns que o invejavam. Assim, lançaram calúnias contra ele, manipulando o rei para que este tivesse de condenar Daniel à morte (leia todo o cap. 6 para entender). Jogado numa cova com leões famintos, esse seria seu fim. Mas o livramento de Deus e a profunda força do caráter de Daniel e seu compromisso com o Senhor impactaram o rei de tal modo que este reconheceu, dentro do contexto politeísta da Babilônia, a grandeza e o poder do Deus dos judeus, bem como a integridade e a fé de Daniel. Assim, o rei muda a lei religiosa do seu país como resultado do testemunho de Daniel, conforme se vê na leitura bíblica de hoje.

Em tempos de intolerância religiosa, de comercialização e banalização da fé, a atitude de Daniel inspira o cristão a levar a sério seu testemunho de integridade, respeito ao outro, confiança em Deus e maturidade da fé, seguindo a Cristo também com suas atitudes. Hoje você pode ser uma inspiração transformadora para alguém por meio de suas posturas, de gestos de bondade e de sua atuação viva e prática, demonstrando seu amor a Cristo e ao seu semelhante. – Wanderley de Mattos Júnior

A credibilidade do testemunho cristão depende da coerência entre palavras e ações.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.