share on:

Img_IconeBaixar_680px

 

11 de julho de 2018

Leitura Bíblica: Marcos 10.17-22

Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste (Jo 17.3).

O jovem do texto de hoje estava terrivelmente enganado quanto a duas coisas essenciais relacionadas à vida eterna. A primeira diz respeito a “o que fazer para herdar a vida eterna”. Os judeus eram rigorosos em cumprir suas leis, pois achavam que podiam alcançar a eternidade mediante mérito próprio. Entretanto, uma herança nunca é algo que se receba com esforço. É um legado deixado a herdeiros, sejam de sangue ou legalmente adotados. A pergunta do jovem ocultava certa vaidade por sentir-se justo o suficiente para herdar algo eterno. Que tolice!

O outro engano, mais grave e crucial, residia no fato de ele ter um tesouro que considerava inestimável, pelo qual não trocaria nada! Assim, sua riqueza era seu deus, isto é, o motivo pelo qual vivia, o objeto do amor de seu coração, o centro de sua devoção! Embora afirmasse observar todos os mandamentos desde a infância, o rapaz falhava no mais central de todos: amar a Deus sobre todas as coisas!

Infelizmente, também nós somos tolos o bastante para pensar, com frequência, que recebemos algo de Deus por mérito nosso, ou que conquistaremos a vida eterna com nossa religiosidade e “boas” ações! E, tal qual o jovem rico, facilmente nos apegamos aos nossos “falsos tesouros”, deixando nosso coração contentar-se com tanta coisa infinitamente menor que o próprio Deus. Vida eterna, disse Jesus, é conhecer o Pai e o Filho (Jo 17.3). Isso, sim, é tesouro inestimável e vida que se renova para sempre! Muito mais que religião, além de qualquer esforço humano, maior que qualquer bem dessa vida, é ser amado por Deus como seu filho e amá-lo acima de tudo e todos! Vida eterna é herança, dada a filhos que trocam qualquer e toda aparente riqueza dessa vida pela verdadeira riqueza de conhecer o Pai e o Filho. – HOM

O seu maior tesouro é eterno ou passageiro? É vida com Deus ou uma outra coisa qualquer?