Compartilhe em:
Img_IconeBaixar_680px

06 de Abril de 2019

Leitura Bíblica: Marcos 10.17-22

Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste (Jo 17.3).

O jovem da leitura bíblica de hoje estava terrivelmente enganado em duas questões essenciais. O primeiro equívoco era: “O que fazer para herdar a vida eterna?”. Os judeus costumavam pensar que podiam alcançar a graça de Deus por mérito próprio, cumprindo os mandamentos do Senhor. Entretanto, a própria pergunta já mostra o erro: ele queria “fazer” algo para “herdar” a vida eterna, só que uma herança não é algo que alguém pode conseguir por esforço próprio. Em sua vaidade, sentia-se justo o suficiente para herdar algo eterno! Que tolice.

O outro engano, mais grave e crucial, residia no fato de ele achar que já tinha um tesouro inestimável, pelo qual não trocaria nada! Embora afirmasse observar todos os mandamentos desde a infância, falhava no mais importante: amar a Deus sobre tudo! Sua riqueza era seu deus, o motivo pelo qual vivia, o objeto do seu amor, o centro de sua devoção!

De quanta misericórdia e compaixão precisamos nós, já que somos tolos o bastante para também pensar, com frequência, que recebemos algo de Deus por mérito nosso, ou que conquistaremos a vida eterna com nossa religiosidade e “boas” ações! Além disso, tal qual o jovem rico, facilmente nos apegamos a nossas “falsas riquezas”, enganando-nos com coisas infinitamente menores que o próprio Deus enchendo nossa alma com sua vida e graça! Vida eterna, disse Jesus, é conhecer o Pai e o Filho! Isso sim é tesouro inestimável e vida que se renova para sempre! Muito mais que religião, além de qualquer esforço humano, maior que qualquer bem dessa vida, é ser amado por Deus como seu filho e amá-lo acima de tudo e todos. Vida eterna é herança, dada a filhos que trocam toda e qualquer aparente riqueza desse mundo pela verdadeira riqueza de conhecer o Pai e o Filho. – Heloísa Oliveira Machado

Vida eterna é dom de Deus, presente do Pai, graça maravilhosa do Filho!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.