share on:
Img_IconeBaixar_680px

09 de Dezembro de 2019

Leitura Bíblica: Salmo 18.1-3

Tu, Senhor, és o escudo que me protege; és minha glória e me fazes andar de cabeça erguida (Sl 3.3).

Você já ofereceu amor a alguém e essa pessoa não reconheceu isso nem retribuiu? É uma situação muito difícil, que costuma ferir profundamente. Deus demonstra seu amor pelo ser humano a cada dia e a cada momento, mas a reação das pessoas nem sempre é apropriada.

Se há alguém que merece nosso amor, esse alguém é Deus, e é isso que Davi, o autor deste salmo, mostra aqui. Durante o tempo em que precisou fugir de Saul, várias vezes encontrou na própria criação de Deus a proteção necessária: deserto, cavernas, montanhas, etc. Por saber que o próprio Senhor providenciara esses esconderijos, ele atribui a Deus as mesmas características de segurança: ele é rocha, fortaleza, torre alta, refúgio. Sua gratidão o leva à adoração e a uma intensa afeição por seu Senhor.

Talvez a sua vida não esteja como você gostaria ou sonhou, mas isso não significa que Deus não ame você. O salmo da leitura de hoje nasceu numa fase de paz para Davi, mas nem sempre foi assim. Veja o contexto do versículo em destaque: ele estava em plena fuga por causa de um golpe de estado executado por seu próprio filho Absalão! No entanto, os atos de Deus em favor de Davi no passado fundamentavam sua confiança no presente, dando-lhe a esperança de contar com seu favor e proteção também no futuro. Ter certeza do amor de Deus muda toda a nossa perspectiva de vida. Certo cristão, muito fervoroso, tinha o costume de trancar-se no quarto todas as manhãs para dedicar-se à oração. Então uma doença repentina levou seu único filho. No dia seguinte, à hora costumeira, o homem fechou-se no quarto. Quando saiu, a esposa perguntou-lhe, curiosa: “O que você teve para falar a Deus hoje?” “Agradeci-lhe por ter nos emprestado por 25 anos um filho tão fiel ao Senhor e tão obediente e amoroso conosco”. Jamais me esqueci desse exemplo. – Manoel de Jesus The/Doris Korber

Agradecer a Deus por suas demonstrações de amor é o primeiro passo para amá-lo como ele merece.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.