share on:
Img_IconeBaixar_680px

14 de Fevereiro de 2019

Leitura Bíblica: Mateus 25.14-30

…no Senhor, o trabalho de vocês não é inútil (1Co 15.58b).

Certo jovem relatou uma situação em que aprendeu a ter dedicação e perseverança. Ao ficar responsável pela aparelhagem de som da igreja da qual fazia parte e sem ter conhecimento prático nenhum da tarefa, buscou informações na internet e em livros para aprender a manusear os equipamentos. Mesmo errando no começo, persistiu, conseguiu superar os desafios e passou a dominar todos os procedimentos. Assim, pôde garantir o bom funcionamento dos aparelhos. Que grande lição!

Ao ouvir o seu relato, lembrei da parábola de Jesus sobre os talentos (veja na leitura bíblica de hoje). O jovem a que me referi esforçou-se para lidar com a responsabilidade recebida, recusando-se a desistir diante das dificuldades. E nós, como reagimos ao receber talentos (ou tarefas, encargos, bens)?

Em sua soberania, Deus distribui seus recursos às pessoas, e cada um precisa decidir que uso fará deles. A melhor aplicação sempre será aquela que beneficia o próximo e enaltece a Deus, mas muitas vezes deixamos que medo, egoísmo e conflitos desviem nossa atenção e nos levem a esquecer quem nos entregou a tarefa.

Como na parábola, é fácil encontrar desculpas para cruzar os braços. Talvez as mais comuns sejam a sensação de estar sozinho ou a dificuldade em ver sentido naquilo – e isso é um problema vivenciado em várias áreas, não somente no âmbito de uma igreja. Mágoas, atritos e problemas abrem caminho para o desânimo. E aí não falta mais muito para “enterrar o talento”.

Quais são os recursos e tarefas que você tem em suas mãos? Lembre-se de que Deus é quem os entregou a você. Por isso, a despeito de todos os empecilhos que possam surgir, lembre-se do encorajamento especial que o apóstolo Paulo oferece em relação ao trabalho para Deus: fique firme, inabalável e sempre dedicado, pois o Senhor garante os resultados que ele deseja.

A melhor forma de investir os talentos recebidos é usá-los para promover a obra de Deus!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.