share on:
Img_IconeBaixar_680px

08 de Junho de 2019

Leitura Bíblica: Levítico 25.1-7;18-22

No sétimo ano, a terra terá um sábado de descanso, um sábado dedicado ao Senhor. Não semeiem as suas lavouras, nem aparem as suas vinhas (Lv 25.4).

É interessante como a Bíblia enfatiza a necessidade de descansar. Deus, que não fica cansado, descansou quando acabou a criação do Universo (Gn 2.2-3), dando-nos exemplo. Quando entregou a Lei ao povo de Israel, por várias vezes repetiu a ordem: separem um dia para o descanso. No versículo em destaque, vemos que isso incluía a terra: nem ela aguenta produzir sem parar e também precisa de uma folga.

Como Deus conhece o coração humano, sabia que os israelitas perguntariam: “Se nada for plantado, de onde virá o alimento? O que iremos comer se não fizermos nossa parte?” Deus faria a dele: no sexto ano, haveria uma supersafra suficiente para o sustento por três anos! Isso me fez lembrar de outra situação narrada na Bíblia: quando Deus enviou o maná pela primeira vez ao povo de Israel, explicou que a cada dia eles recolheriam o necessário para sua alimentação, mas não no sétimo dia.

No dia anterior, Deus lhes daria o dobro, para que não tivessem de recolher maná no dia de descanso: “Durante seis dias vocês podem recolhê-lo, mas, no sétimo dia, o sábado, nada acharão” (Êx 16.26).

Durante o período em que Israel peregrinou pelo deserto desde a saída do Egito até a conquista de Canaã, o Senhor enviou o maná, deu-lhes água e até carne! Se ele os sustentou diariamente, por que deixaria de fazer isso quando recebessem a terra que fora prometida? Ao dar descanso à terra, podiam confiar que ele não deixaria seu povo passar fome!

Pensamos que nosso sustento vem do nosso esforço e trabalho (veja Dt 8.17-18), mas ele vem de Deus! Ele é quem faz a chuva cair no tempo certo, a terra produzir; ele nos mantém no emprego ou nos sustenta de diversas formas se ficarmos desempregados. Quem vive com Deus e obedece às suas ordens experimenta seu cuidado e sustento todos os dias e retribui glorificando ao Senhor! – Vanessa Weiler Ribas

Descansar como Deus manda é expressar fé no sustento do Senhor!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.