share on:
Img_IconeBaixar_680px

09 de Maio de 2019

Leitura Bíblica: Números 11.10-15

Onde conseguirei carne para todo esse povo?… Não posso levar todo esse povo sozinho (Nm 11.13a,14a).

Sei que Moisés foi sincero ao expressar sua preocupação com o povo, mas não pude conter o riso quando ele pergunta o que está no versículo em destaque. Como assim, Moisés? Quem disse que você daria carne ao povo? O responsável pelo sustento deles era o próprio Deus (assim como faz conosco, nós é que nem sempre percebemos). Moisés tinha um problema nas mãos e achou que tinha de resolver do seu jeito (veja o v.22). Nós também temos nossas estratégias quando há algo a solucionar – e muitas vezes as executamos sem sequer perguntar se é isso mesmo que Deus quer. Nossos métodos “infalíveis” não dão certo e aí achamos, como Moisés, que Deus não poderia ter nos colocado naquela situação, é difícil demais fazer tudo sozinho!

E quem falou que estamos sozinhos e que temos de fazer algo? Deus não disse isso! Será que ele não quer demonstrar o que está no v.23? Ou, de outra forma: “Veja, meu filho, o grande Deus a quem você serve e não se prenda ao seu conhecimento limitado! Deixe que eu aja!” Talvez nosso maior problema seja deixar Deus fazer do seu jeito, no seu tempo – e não “para ontem”, como gostaríamos. Depender dele não é algo fácil para uma sociedade que aprendeu a ser independente – e valoriza muito isso!

Deus não agiu do modo como Moisés tinha “planejado”. Primeiro, designou 70 líderes para ajudar na condução do povo; quanto à carne, enviou um vento que trouxe codornizes do mar e espalhou-as pelo acampamento (v.31). Nada de peixes a pescar ou rebanhos a abater! Quando Deus age, ele faz de forma perfeita, como perfeito ele é. E nós perdemos tempo elaborando complexos planos! Claro que às vezes temos de agir, mas isso deve ser sempre de acordo com a direção divina e não conforme nossas ideias. Quando Deus mandar, aja; porém, quando não houver tal ordem, espere até que ele faça algo – e não pense que tem de fazer tudo sozinho. – Vanessa Weiler Ribas

Ninguém deve se tornar cristão para continuar vivendo a seu modo, pois a vida com Deus é transformada.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.