share on:
Img_IconeBaixar_680px

04 de Dezembro de 2019

Leitura Bíblica: Jeremias 2.5-8

Senhor, ouvi falar da tua fama; tremo diante de teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia (Hc 3.2).

Quando lemos muitos dos livros que compõem o Antigo Tes­tamento (a primeira parte da Bíblia), vemos como Deus tantas vezes enviou profetas para admoestar o povo de Israel. Apesar de terem sido escolhidos para ser povo do Senhor, os israelitas pareciam não se lembrar da aliança que Deus tinha feito com eles, que incluía numerosas promessas, advertências e outras recomendações. Assim, deixavam de seguir o único Deus verdadeiro e passavam a adorar os deuses nas nações com as quais tinham contato. Será que estes ídolos feitos por homens eram mais “poderosos”, a ponto de Israel achar que valeria mais a pena seguir a eles do que ao Senhor Criador dos céus e da terra?

Pensando assim, somos facilmente compelidos a julgar e condenar os israelitas como rebeldes, desobedientes e até mesmo mal-agradecidos. Mas, quando olhamos para nós mesmos, vemos que o nosso comportamento em nada difere do deles. A palavra de Deus, registrada na Bíblia, está à nossa disposição. Obedecendo-lhe, podemos ter experiências maravilhosas, a começar pela maior de todas: entender que a vida, a morte e a ressurreição do Senhor Jesus Cristo nos dão acesso direto a Deus. Mas, em vez de seguir a Jesus como o nosso Senhor e Salvador, entregando-lhe todas as nossas vontades, muitas vezes damos prioridade a outros valores, como por exemplo nossa família, nosso trabalho ou mesmo nosso lazer.

É bom examinar-se para ver se não estamos cultivando algum deus particular, algo ou alguém que não é o Senhor mas acaba sendo o norte de nossas vidas, ocupando o lugar que deveria pertencer somente ao verdadeiro Deus. Precisamos sempre lembrar que o Senhor nos ama e quer exclusividade em nossas vidas – e ele o merece, haja vista ser ele o nosso Criador. – Nelson Ellert

Conhecer a Deus é descobrir que ele merece nossa obediência – não por obrigação, mas por amor.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.