share on:
Img_IconeBaixar_680px

05 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: Mateus 12.15-21

Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que creem (1Tm 4.10).

E m tenra idade, acostumamo-nos a cantos de ninar ou melodias que nos aquietem e acalmem. Essas cantigas que ouvíamos de pessoas de confiança eram como sons de esperança, transportando para longe os instantes de perturbação. Já crescidos, não ouvimos mais essas músicas, mas fato é que ainda necessitamos de um som que nos acalente a alma e mantenha a esperança.

A leitura bíblica de hoje refere-se a Jesus e sua ação como o Salvador que Deus enviou para o ser humano. Os versos 18 ao 21 citam o “Cântico do Servo”, uma antiga canção registrada pelo profeta Isaías cerca de sete séculos antes. Com ele, o autor do evangelho queria lembrar as pessoas quem era o Filho de Deus e porque ele era a verdadeira esperança para suas vidas. Da mesma forma, ela pode nos servir de acalanto em meio às nossas perturbações.

O cântico fala da alegria que Deus Pai tem em Jesus, o que nos dá a certeza de que este Cristo é alguém em quem também nós podemos colocar a nossa confiança. Ao contrário da desconfiança que pessoas e situações geram em nós, Cristo é o autor da nossa fé (Hb 12.2).

O texto também expressa que Jesus é manso e gentil para nos tratar quando estamos agitados. Sem levantar a voz, ele trabalha em nós, sussurrando: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Sl 46.10, ara). Por fim, o poema consola com a afirmação de que Cristo oferece cuidado e carinho àqueles que já se encontram feridos. O coração frágil não será esmagado. Por menor que seja a chama da fé, o pavio da alma não será apagado.

Para todos nós, Jesus tem um canto gentil e manso: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). Este é o som de esperança que todos nós necessitamos ouvir constantemente. – Ierson Silva Batista

“Manso e suave, Jesus convidando, chama por ti e por mim…: Vem já, alma cansada, vem já!” (W. L. Thompson)


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.