share on:
Img_IconeBaixar_680px

04 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: Hebreus 10.23-25

Não deixemos de reunir­‑nos como igreja … mas procuremos encorajar-nos uns aos outros (Hb 10.25a)

Acredito que nenhum de nós tenha qualquer dúvida acerca da realidade da dependência uns dos outros. Entretanto, em nossos dias cada vez mais somos empurrados a cultivar um estilo de vida profundamente individualista. Embora precisemos nos reunir com pessoas com quem temos afinidades, pensamos que vivemos totalmente solitários, mesmo que estejamos cercados por multidões. Nossa sociedade possui um bordão que diz que ninguém tem nada a ver com a minha vida e que eu posso vivê-la exatamente como penso ser o certo.

O autor da carta aos Hebreus, ao contrário, faz sérias admoestações para que aqueles que seguem a Cristo cultivem uma vida de intimidade não apenas social, mas de solidariedade e misericórdia, em que uns ajudam aos outros. Muitas vezes pensamos na reunião com outros cristãos como um dever religioso. Quero convidá-lo a superar essa visão equivocada e entender a participação em um grupo ou uma comunidade cristã como uma necessidade. Ao frequentar uma igreja, os filhos de Deus podem se ajudar, corrigir e ser mutuamente aperfeiçoados. Vivemos dias difíceis, tanto quanto aqueles cristãos para os quais a carta aos Hebreus foi originalmente dirigida. Precisamos uns dos outros para nos estimular, animar, exortar e também para mudar nosso comportamento, se este não agrada a Deus.

Dessa forma, proponho que você reflita sobre o valor que dá de fato às pessoas com quem você compartilha a mesma fé, esperança e graça de vida. Infelizmente, as relações se tornam cada dia mais superficiais e tantos pensam que devem e podem viver de acordo simplesmente com a sua própria consciência. Porém, os cristãos autênticos baseiam na Escritura Sagrada todos os seus valores e princípios. Ela não incentiva o isolamento, mas nos desafia a compartilhar nossa vida com as pessoas ao nosso redor. – Agnaldo de Duarte de Faria

O cristão não precisa se sentir solitário: tem a presença constante de Deus e uma família espalhada pelo mundo todo para ajudá-lo.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.