share on:
Img_IconeBaixar_680px

23 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: João 9.1-7

Quando sou fraco é que sou forte (2Co 12.10b).

Quando ouvimos acerca de tragédias que ocorrem pelo mundo – acidentes, mortes brutais, enfermidades –, tendemos a nos impressionar e, poucos dias depois, esquecer. Não há como sofrer constantemente pelos outros, derramando lágrimas contínuas por tudo o que ocorre. Porém quando situações difíceis ocorrem ao nosso lado, ou mesmo conosco, geralmente surge uma pergunta: por quê? Por que aconteceu isso comigo? A pergunta é natural, não há como fugir dela. Mas seríamos levianos se respondêssemos de forma simplista, encontrando respostas prontas para tudo.

Jesus não age assim. No texto de João 9, lemos o relato a respeito de um homem que nasceu cego. Certamente teve uma vida de muito sofrimento. Na pergunta dos próprios discípulos de Jesus vemos esse “por quê?” implícito. Por que ele é assim? É culpa dele? Ou de seus pais? Mas Jesus descarta essa questão. Não está interessado no passado, por isso diz: “Nem ele, nem seus pais; mas para que se manifestem nele as obras de Deus”. Jesus conduz o sofredor para o centro da vontade de Deus. É como se ele fizesse a pessoa refletir: para onde Deus quer me conduzir com essa situação?

Em 2 Coríntios 12, Paulo dá o exemplo prático de alguém que aprendeu a ver o sofrimento desse modo. Ele destaca nessa passagem que já passou por muitas experiências maravilhosas das quais poderia se orgulhar. No entanto, também passou pela situação de ver Deus não atendendo a um pedido fervoroso de sua parte. Paulo teria de continuar convivendo com algo muito difícil (que ele chama de “espinho na carne”). Sua vivência e submissão ao Senhor ensinaram-lhe que a graça de Deus é suficiente para suportar as fraquezas. Com isso, consegue dar também o passo seguinte e declarar: “Se for para enaltecer o poder de Deus, suportarei as minhas fraquezas com alegria cada vez maior … afinal, é na minha fraqueza que o verdadeiro poder [de Deus] se manifesta!”. – Alison Diogo Heinz

Jesus também trilhou o caminho do sofrimento para a glória de Deus – ele sabe como ajudar nessa hora!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!