share on:
Img_IconeBaixar_680px

21 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: Josué 6.22-25

Josué poupou a prostituta Raabe, a sua família, e todos os seus pertences… (Js 6.25).

Quando os israelitas estavam para invadir Canaã, Josué enviou dois homens para espionar a terra. Chegando a Jericó, eles entraram na casa de Raabe, em busca de hospedagem. No entanto, alguém denunciou a chegada desses intrusos ao rei da cidade, e este mandou soldados para que os expulsassem da cidade. Mas a mulher tinha escondido seus visitantes no terraço plano em cima de sua casa, ocultando-os com talos de linho que guardava ali. Quando os guardas do rei chegaram, ela inventou uma história, dizendo que eles tinham vindo, sim, mas que já tinham ido embora. Depois que os soldados partiram na direção que ela indicara, Raabe foi conversar com seus hóspedes e fez um trato com eles, a fim de que ela e sua família fossem poupadas quando Jericó fosse destruída. Quando isso se concretizou, Josué cumpriu o acordo feito, de forma que Raabe e sua família foram poupados e passaram a viver entre o povo de Deus.

O que podemos observar de extraordinário nessa história é que, apesar da mentira, Raabe também demonstrou grande fé (tinha certeza absoluta de que os israelitas conquistariam a cidade) e Deus mostrou misericórdia a ela e sua família. A informação mais extraordinária da vida dessa mulher aparece no começo do Novo Testamento: o evangelista Mateus cita-a por nome na genealogia de Cristo (Mt 1.5). Raabe casou-se com um ancestral de Boaz, bisavô de Davi, o maior rei em Israel, de cuja linhagem nasceu o Salvador Jesus.

Quando se age a partir da fé em Deus, não há como saber até onde esse gesto vai repercutir. O Senhor sempre surpreende na forma como conduz seus planos, e quem lhe obedece tem o privilégio de participar deles. Assim, ouse sempre fazer o que é bom e correto, confiando que Deus vai multiplicar isso de acordo com a sua boa vontade. – Mário Miki

Obediência e fé é tudo o que precisamos entregar a Deus para que ele opere maravilhas.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!