share on:
Img_IconeBaixar_680px

18 de Fevereiro de 2019

Leitura Bíblica: 1 Crônicas 14.8-17

Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos (Cl 4.2).

Davi tinha plena convicção de que toda sua vida (saúde, bens, negócios, posição social) provinham e pertenciam a Deus e por isso dependia totalmente dele. Em tudo que fazia, recorria à ajuda divina.

No episódio da leitura bíblica de hoje, podemos notar que Davi pede orientação a Deus para saber se deveria prosseguir ou não em seu combate contra os filisteus. Assim, obteve êxito: derrotou os inimigos e ainda mandou destruir os ídolos que eles tinham deixado para trás. Depois de tudo concluído, poderíamos deduzir que agora havia tranquilidade e a ameaça tinha sido eliminada. No entanto, novamente os filisteus tentam enfrentar Israel. Davi poderia ter usado a mesma estratégia do ataque anterior – afinal, ela dera certo e ele fora bem-sucedido. Contudo, ele mais uma vez reconhece sua submissão e busca as instruções de Deus, que, desta vez, ordena uma estratégia diferente. Ao obedecer, Davi de novo sai vitorioso da batalha.

Podemos concluir que, mesmo que tenhamos uma estratégia que já deu certo outrora, nem sempre ela será válida para ocasiões posteriores. Também podemos aprender que Deus dá instruções específicas para cada caso e pessoa. Nem sempre o que o Senhor pede ou dá para mim será bom para você – ou vice-versa.

Isto porque Deus trata a cada um individualmente. Para ele, cada ser humano é único e especial. Ele tem o cuidado de lidar com cada um de nós com singularidade e especificidade. Por isso, é preciso buscar constantemente sua orientação, por meio da oração, da leitura e do estudo das Sagradas Escrituras. Não convém recorrer a dádivas e propósitos destinados a outrem.

Busque em Deus a estratégia que ele tem para você e para a sua situação em especial. Assim, como Davi, você será feliz em tudo que fizer. – João Fernandes Garcia

Deus lida com cada indivíduo de forma muito pessoal e única.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.