share on:
Img_IconeBaixar_680px

25 de Março de 2019

Leitura Bíblica: 1 Samuel 3.1-10

Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus (Sl 46.10a, ara).

Revirei meu arquivo de músicas do celular. Escolhi uma, comecei a ouvi-la, mas em poucos segundos me irritei. Recomecei a busca e coloquei outra canção. Não era bem o que eu queria. Então fiz uma pesquisa atrás de alguma novidade. Todo som parecia entediante e enjoativo. Por fim, me rendi ao silêncio e à certeza de que era disso que eu precisava.

Muitas pessoas sentem uma necessidade inconsciente e constante de ouvir algum tipo de som. Não falo só de música, mas também conversas, notícias, lamentos, fofocas, elogios, declarações. Nosso aparelho auditivo trabalha incessantemente, mas com que propósito? Somos uma geração que desconhece a solitude e o silêncio. Enquanto escrevo e finalizo esse texto, ouço os veículos na avenida onde moro, um carro de som fazendo um anúncio, o vizinho martelando, o meu teclado, um passarinho ao longe. Sintonizamos muitos sons, mas a voz do Senhor acaba sendo abafada pelos ruídos que nos cercam. Isso vai nos incapacitando a perceber Deus falando de várias maneiras e em diversas situações.

A quietude ajuda a reorganizar pensamentos e desobstruir o raciocínio. Por isso, é preciso priorizar um tempo para silenciar toda interferência externa e interna, a fim de escutar o que é de fato vital: conversar com o Senhor e desfrutar da sua companhia. Como Samuel, mantenha-se aberto e atento ao que Deus quer lhe dizer. Numa época em que as revelações divinas eram raras, um ainda inexperiente Samuel ouve um chamado. Embora em princípio não soubesse que a voz era do próprio Deus, aceitou a orientação de Eli e, ao ter nova chance, não desperdiçou a oportunidade de responder prontamente: “Fala, Senhor, estou ouvindo”. Precisamos aprender a buscar o silêncio onde é possível ouvir a Deus, evitando tudo o que possa nos ensurdecer e distrair da sua amorosa palavra. – Fernanda Bispo M Oliveira

Quando tudo se cala, o que é importante pode ser ouvido.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.