share on:
Img_IconeBaixar_680px

16 de Novembro de 2020

Leitura Bíblica: Êxodo 4.10-17

Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós (2Co 4.7).

Quando o tamanho de um desafio pesa no coração de uma pessoa e a amedronta, é provável que ela não esteja confiando em Deus, mas dependendo apenas de si mesma. É como um vaso de barro achar que é mais importante que o conteúdo que carrega! Ao ler o relato completo de Êxodo (caps. 3 e 4), percebe-se isso claramente na vida de Moisés. Deus fala com ele, revela-lhe sua vontade e lhe assegura que é soberano e poderoso para realizar a obra para a qual o escolheu, mas, por vezes seguidas, Moisés retruca, discorda e resiste ao comando do Senhor, numa clara demonstração de falta de confiança.

Como aconteceu com Moisés, preocupar-se demais por não ser adequado, por não estar pronto para determinada tarefa ou por achar-se incompetente para realizar algo é sintomático. Não se engane, prezado leitor: a suficiência do ser humano sempre vem de Deus! Com “suficiência” refiro-me à capacidade de ser e realizar qualquer coisa que tenha significado real. É preciso reconhecer que nada podemos fazer, mas isso é bem diferente de angustiar-se por isso. A diferença está na fé! A primeira atitude, unida à fé, produz paz; a segunda, por dispensar a fé, leva à ansiedade. No entanto, fragilidades, incompetência, até mesmo fraquezas e pecados, assim como recursos, dons e talentos, não impedem nem ajudam a execução da tarefa, uma vez que só Deus pode realizar – em você e por meio de você – a sua vontade boa, perfeita e agradável, para a glória do seu nome.

Assim, pare de se preocupar se os desafios parecem grandes demais para sua capacidade! Isso definitivamente não é um problema para Deus! Você percebe que ele está preparando você não somente para realizar grandes coisas para ele, mas, em primeiro lugar, para ser totalmente dele? Isso basta! O resto, ele fará. – Heloísa Oliveira Machado

Ao tirar os olhos de nós mesmos e olhar para Deus, passamos a ver Aquele que de fato realiza a obra.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!