share on:
Img_IconeBaixar_680px

31 de Agosto de 2020

Leitura Bíblica: Mateus 2.1-11

Deus nos escolheu [em Cristo] antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença (Ef 1.4).

Tenho reparado, nos últimos anos, em uma tendência crescente de suicídio entre jovens e adolescentes, pelo menos no meu contexto de vida. Lembro de ter lido a carta de despedida de um jovem em uma rede social. Dizia que ocupou seu tempo, mente e coração com tudo o que quis, mas que nunca encontrou satisfação e sentido. Tentei contato com ele, falando sobre o verdadeiro sentido da vida, e citei o exemplo do autor de Eclesiastes, que teve tudo o que desejou, mas no fim concluiu que só o temor e a obediência a Deus importam.

A leitura bíblica de hoje conta como os magos visitaram o bebê Jesus com um propósito: prostrar-se, adorá-lo e presenteá-lo. Aplicando isso a nós: prostrar-se é reconhecer quem eu sou e quem Jesus é e, diante dessa infinita diferença entre trevas e luz, dobrar os joelhos em sinal de submissão a ele. A consequência é adorar, exaltando ainda mais quem já está acima de mim. Por fim, abrimos nossos “tesouros” (que na verdade vieram de Deus) para presenteá-lo com toda a nossa gratidão, devoção e entrega.

Retornando à carta: não sei se o tal rapaz leu meu texto, mas muitas outras pessoas tiveram acesso a ele, pois acabei publicando-o na esperança de alcançar outros que se sentiam vazios de sentido e desejosos de não viver mais. Alguns até me procuraram, querendo entender que Jesus é esse que traz vida.

Como mostra o versículo em destaque, Deus criou o mundo para que este lhe pertencesse, e para que o ser humano, em tudo o que fizer, seja santo e irrepreensível diante de Deus (isto é, mais parecido com Cristo). Desde o início, o sentido da vida está no relacionamento entre Deus e homem. Não há nada – nenhuma distração, ocupação ou afazer – que pode dar mais sentido à vida do que entregar-se e viver somente para o Senhor. – Gabriel de Araújo Almeida

O sentido da existência é relacionar-se com Deus e glorificá-lo.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!