share on:
Img_IconeBaixar_680px

08 de Junho de 2020

Leitura Bíblica: Amós 6.1-7

Ai de vocês que vivem tranquilos em Sião, e que se sentem seguros no monte de Samaria (Am 6.1a).

Somos expostos, há alguns anos, a muitas notícias e reportagens sobre casos de corrupção nos altos escalões do governo. A mídia explora ampla e detalhadamente este assunto, que tem gerado indignação nacional. Por que governantes e importantes funcionários públicos, apesar de seus elevados salários, se empenham no saque aos cofres públicos? Dentre as razões, além da ganância, está a sensação de impunidade.

A ilusão de nunca ser pego e jamais prestar contas pelo que se comete é coisa antiga. A leitura bíblica de hoje registra a situação dos israelitas do séc. 8 a.C. Os líderes daquela sociedade imaginavam “estar longe o dia mau” (v.3a, ARA). Nesta ilusão, viviam para ostentar suas riquezas mal adquiridas, usufruir do luxo, não trabalhar, comer do melhor, embebedar-se e divertir-se. Entregavam-se totalmente ao prazer, enquanto eram indiferentes à sorte da maioria da população, que era explorada e vivia na pobreza.

Mas, mesmo que essa conduta aviltante perdurasse algum tempo, ela teria um desfecho trágico. Eles seriam levados como escravos acorrentados para o cativeiro na Assíria (v.7ss). O juízo divino cairia sobre eles, como de fato aconteceu não muito tempo depois.

A Bíblia diz que “o SENHOR é muito paciente, mas o seu poder é imenso; o SENHOR não deixará impune o culpado” (Na 1.3). Por que Deus parece indiferente ou demorado para intervir e fazer justiça? Porque “ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. O dia do Senhor, porém, virá como ladrão” (2Pe 3.9b,10a). Por isso, não caia na ilusão fatal de viver como bem entender, dando “jeitinhos” para levar vantagem onde possível, achando que tudo acabará em pizza. O momento de prestar contas vem! – Sérgio Vilmar Markus

“É melhor ter pouco com retidão, do que muito com injustiça” (Pv 16.8).


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!