share on:
Img_IconeBaixar_680px

11 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: Habacuque 2.1-4

O justo passa por muitas adversidades, mas o SENHOR o livra de todas (Sl 34.19).

Diante dos problemas e da dificuldade de compreender os propósitos de Deus, muitas pessoas começam a questionar o amor do Senhor, desconfiar de suas boas intenções. É uma reação natural, mesmo para quem sabe que deveria confiar em Deus e em sua soberania. O profeta Habacuque fornece um exemplo interessante. Diante da corrupção que via, ele suplica a Deus em favor dos que sofriam com a maldade e opressão (Hc 1.2-4), mas a resposta de Deus não foi a que ele esperava: o Senhor enviaria um exército de inimigos cruéis para destruir Jerusalém (Hb 1.6). Habacuque expressa suas dúvidas (Hc 1.13), mas não se desespera. Na leitura bíblica de hoje, vemos que ele se dispõe a esperar pela orientação de Deus. Isso nem sempre é fácil, mas, mesmo não compreendendo certas medidas de Deus, confiar e aguardar ainda é a melhor opção.

Somos incapazes de compreender todos os caminhos do Senhor porque não temos a visão do todo. No entanto, na Bíblia Deus revela seus propósitos de modo que possamos conhecer o que é preciso. A instrução da Palavra de Deus é suficiente para nos consolar e animar. Principalmente em tempos de confusão, é nas Escrituras que encontraremos a orientação necessária para andar segundo a vontade do Senhor.

Por fim, Habacuque recebeu a resposta desejada, sendo alertado para o fato de que o cumprimento poderia demorar, mas que chegaria na hora certa. Grande parte de nossos conflitos estão relacionados ao fato de que queremos que a solução venha da forma como imaginamos e no tempo que estabelecemos. Nosso desafio é acalmar o coração para aguardar o tempo de Deus. É essa fé na fidelidade do Senhor que tem a promessa de vida: “O justo viverá pela fé”. Por isso, não importam as circunstâncias: viva na certeza de que Deus tem controle de tudo. – Hebert dos Santos Gonçalves

Para viver em paz, não é preciso conhecer o futuro, mas ter a certeza de que Deus é soberano sobre ele.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!