share on:
Img_IconeBaixar_680px

22 de Abril de 2019

Leitura Bíblica: Marcos 4.1-9

As [sementes] que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança (Lc 8.15).

Hoje comemoramos mais um ano do descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral. Ele foi o capitão que comandou a esquadra que zarpou de Lisboa e chegou ao litoral da Bahia na época da Páscoa de 1.500. Sem saber ao certo se tinha diante de si uma ilha ou um continente, avistou um monte e chamou-o monte Pascoal. Vieram na tripulação geógrafos, cartógrafos, soldados e outros, cerca de 1.500 homens. Entre estes, Pero Vaz de Caminha, que foi quem relatou a expedição em uma carta enviada ao rei de Portugal. Este belo relato faz o leitor viajar em pensamento àquele momento da História. Lendo-o, porém, uma frase me deixou emocionado e me fez pensar no texto da leitura bíblica de hoje. Já finalizando sua carta, o escrivão afirma: “(A terra) em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem. Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar”. Estas palavras são muito reais para esta terra que amamos: a principal semente que deveria se plantar aqui é a que leva à salvação do povo.

Lemos hoje a parábola contada por Jesus acerca da semente lançada em diferentes tipos de solo. A semente é a Palavra de Deus. E deve ser semeada no Brasil, como afirmou Pero Vaz de Caminha. Ela precisa chegar a todos os nossos conterrâneos. Embora muitas pessoas serão como os três primeiros tipos de solo, tenho convicção de que em muitos corações brotarão frutos abundantes para a glória de Deus, ou seja, muitos crerão nele e serão perdoados de sua rebeldia contra o Senhor. E se você ainda não recebeu a semente, saiba que Deus o ama tanto que entregou Jesus para morrer em nosso favor, a fim de reconciliar-nos com ele. Esta é a semente. Receba-a como um solo fértil. – Cléber Mateus de Moraes Ribas

Que no país em que se plantando tudo dá possa brotar a fé no perdão de Deus por meio de Cristo.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.