share on:
Img_IconeBaixar_680px

24 de Agosto de 2020

Leitura Bíblica: Atos 11.1-18

[Cristo] é a nossa paz, o qual de [gentios e judeus] fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade (Ef 2.14).

Quando o muro de Berlim caiu, em novembro de 1989, a euforia tomou conta da Alemanha. Este muro de 155 quilômetros de extensão, que cercou toda a Berlim ocidental, dividiu dezenas de milhares de famílias alemãs e amigos por quase três décadas. Muitos foram presos ou morreram tentando atravessá-lo.

Na época do Novo Testamento, também havia um muro no templo em Jerusalém que separava o pátio externo dos internos. Os gentios eram impedidos de passar daquela barreira, sob pena de morte. Somente os israelitas que estivessem devidamente purificados tinham acesso exclusivo ao templo. Por pertencerem ao povo de Deus, eles se tornaram soberbos, achando-se superiores aos gentios. Com o passar dos séculos, esqueceram-se de que Deus os escolhera por amor e não por serem melhores ou merecedores disso. O propósito divino ao separá-los dos outros povos era ensinar a santidade de Deus e torná-los puros para que pudessem ser uma boa influência aos outros, levando-os a conhecer e adorar o Deus verdadeiro, e não a desprezá-los.

O preconceito dos israelitas cresceu ao ponto de terem dificuldade em se aproximar dos gentios. Um exemplo disso era o apóstolo Pedro: antes que fosse à casa de Cornélio anunciar-lhe o evangelho, Deus teve que quebrar seu preconceito para mostrar que “não trata as pessoas com parcialidade” (At 10.34b). O texto de hoje é um resumo da emocionante história registrada em Atos 10 (não deixe de ler!). Não foi fácil aos primeiros cristãos compreender que Cristo derrubou o muro da separação entre israelitas e gentios (veja o versículo em destaque). Ao crer, ambos passam a fazer parte da família de Deus, ter a mesma posição e os mesmos privilégios diante dele. Então, por que rejeitar quem é diferente de nós, se, ao ir a Cristo pela fé, este o recebe e torna a todos irmãos? Isso deveria ser motivo de alegria! – Sérgio Vilmar Markus

O amor a Deus leva o cristão a deixar de lado seus preconceitos e anunciar a todos que Cristo é paz!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!