share on:
Img_IconeBaixar_680px

30 de Dezembro de 2019

Leitura Bíblica: Salmo 44.1-26

Levanta-te! Socorre-nos! Resgata-nos por causa da tua fidelidade (Sl 44.26).

Ao ler este salmo, veio-me à memória um colega de trabalho que usava muito a expressão “sem crise”. Era sua forma de demonstrar otimismo diante de alguma dificuldade. No entanto, todos nós sabemos que ninguém passa sem crises pela vida. Até mesmo Jesus, que era Deus onipotente, enfrentou suas dificuldades aqui. Já ouvi gente chamando o Evangelho de João de “evangelho da crise”, talvez pelas suas descrições detalhadas a respeito do sofrimento de Cristo.

O salmo da leitura bíblica de hoje oferece um modelo de como orar nas crises. O autor começa celebrando a obra de Deus em favor dos seus antepassados. Em seguida, descreve os dias presentes, que sem dúvida eram muito difíceis. Ele chega a comparar Deus a alguém que vendeu sua propriedade por uma ninharia, e ainda por cima ao seu inimigo! Não consegue evitar o pensamento de que o Senhor está sendo injusto com seu povo. Por fim, suplica: com base na salvação concedida no passado, ajude-nos novamente!

Você conhece esse tipo de situação? A dificuldade é tamanha que você se sente sozinho e injustiçado? Talvez João Batista seja uma boa ilustração: preso pelo rei Herodes, que se sentiu ofendido com as repreensões públicas em relação à sua vida pessoal e moral, João ouve falar dos milagres e do poder de Jesus, que, no entanto, não aparece para libertá-lo da prisão. E surge a semente da dúvida: “Será que esse é mesmo o Salvador prometido por Deus?”.

Diante dos momentos difíceis desta vida, nossas crises podem facilmente se perder em lamentos e queixas, levando a dúvidas. O salmista aponta um caminho diferente: comece enumerando as situações em que Deus já lhe mostrou seu poder. Depois, relate as dificuldades que está passando e veja se não será capaz de encerrar sua oração confessando que confia nas misericórdias do Senhor! – Manoel de Jesus The

Buscar o Senhor em oração é o começo do fim da crise.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.