Compartilhe em:
Img_IconeBaixar_680px

12 de Fevereiro de 2019

Leitura Bíblica: Gênesis 42.1-20

Assim ficará provado se as suas palavras são verdadeiras ou não (Gn 42.16b).

Honestidade é algo em falta no “mercado”! Mas na verdade o problema não é de hoje. A Bíblia nos conta como a honestidade foi provada na vida de uma família. Jacó tinha 12 filhos, dos quais José, o 11º, era o preferido do pai. Os dez mais velhos, tomados de ciúmes e inveja, resolveram dar um fim nele. Aproveitaram um encontro longe de casa para vender o irmão como escravo. Para encobrir a maldade, mentiram ao pai sobre o real motivo do desaparecimento de José, fingindo-se de inocentes. No entanto, nada do que se faça escondido pode ficar oculto para sempre!

Mas então veio um período de seca e fome, e a família de José foi obrigada a buscar alimento em outro país, onde então o reencontraram. No entanto, depois de tanto tempo sem notícias dele, os irmãos não o reconheceram. José teve assim a oportunidade de vingar-se deles pelo mal sofrido, talvez deixando que morressem de fome. Só que ele tinha aprendido muitas lições de Deus durante esse tempo, e por isso não foi em busca de vingança. Em vez disso, submete os irmãos a um teste: será que estavam mesmo arrependidos? Tinham mudado de atitude depois de tantos anos? Assim, José pôs à prova a honestidade de seus irmãos, submetendo-os a acusações falsas, exigências duras e até prisão (a história toda está nos capítulos 42 a 45 de Gênesis). Por não ter deixado que a ira lhe enchesse o coração, José mostrou a seus irmãos um caráter digno de confiança e realmente aprovado por Deus.

Não deveria ser necessário recorrer a muitas palavras para provar nossa honestidade. Se precisarmos de longos discursos para demonstrá-la, é possível que já tenhamos falhado e está nos faltando integridade. Nossas ações devem ser tão honestas e íntegras que não seja necessário defender nosso caráter: nossa maneira de viver falará por si só. Portanto, viva a honestidade em que você acredita.

Nossa honestidade (ou a falta dela) comprova nossas verdadeiras crenças.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.