share on:
Img_IconeBaixar_680px

17 de Novembro de 2020

Leitura Bíblica: Levítico 20.7-8, 26

Eu sou o SENHOR, eu os santifico (Lv 22.32c).

O Senhor requer do seu povo uma vida santa, por um motivo muito simples: porque ele mesmo é santo. Muito tempo depois de Moisés, autor da leitura bíblica de hoje, Paulo relembra aos cristãos a mesma verdade: “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados… Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade” (1Ts 4.3a,7). Parafraseando um conhecido ditado: “Filho do Deus santo, santo deve ser”.

Mas o que é “ser santo”? Ser santo não significa ser perfeito, nunca errar. Também não é viver em um mosteiro. O contexto da leitura bíblica dá algumas pistas: não cometer idolatria, não viver de forma imoral, não amaldiçoar pai e mãe… Tudo isso era costume entre os povos pagãos de Canaã, a terra onde os israelitas iriam morar. Ser santo é manter-se distante de práticas e conceitos que desagradam ao Senhor. Ou seja: ser santo é ser parecido com Deus! Jesus era santo, porque sua forma de viver era totalmente dedicada a fazer a vontade de seu Pai.

Mas será que somos capazes de viver o tipo de vida que o Senhor exige? Aí vem a boa notícia: ele requer santidade, sim… mas não nos abandona em nossas fraquezas e incapacidades! A resposta de Deus para os nossos questionamentos é explícita: “Eu sou o SENHOR, eu os santifico”.

Nunca seremos santos tentando obedecer a Deus por nosso próprio esforço. Antes, somos encorajados e animados quando entendemos que o Pai sabe da nossa incapacidade de lhe obedecer e, por nos conhecer, proporciona a transformação necessária por meio do seu Santo Espírito. Experimentamos essa vida nova ao desenvolver intimidade com Deus. É impossível evitar todo o pecado, mas podemos vencê-lo com a ajuda do Espírito Santo. Quando permitimos que ele dirija nossos passos e nos conduza para uma vida que agrada a Deus, temos a alegria de ver a santidade do Senhor se manifestando em nós, mesmo em meio às fraquezas. – Itamir Neves de Souza

Ser santo é permitir que Deus desenvolva em nós as mesmas qualidades de Jesus.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!