share on:
Img_IconeBaixar_680px

15 de Dezembro de 2019

Leitura Bíblica: Tiago 3.7-12

Acaso podem sair água doce e água amarga da mesma fonte? (Tg 3.11)

Durante os meus anos de trabalho missionário já encontrei muitas pessoas. Há algumas que pessoalmente têm um discurso muito bonito. Fazem uso do politicamente correto. Lembro-me de um rapaz que atuava como voluntário numa instituição em que trabalhei. Ele começou a fazer algumas coisas que não eram permitidas. Nas vezes em que o chamei para conversar, expressava que estava comprometido com a missão, que se arrependia dos seus erros e prometia corrigir-se. Mas o tempo passou e, como não houve mudança, foi necessário interromper seu voluntariado. Descobri mais tarde que, após nossas conversas, ele dizia muitas palavras depreciativas a meu respeito, numa postura bem diferente da que tinha em minha presença.

Tiago, que escreveu o texto indicado para a leitura de hoje, aborda estas incoerências. Afirma que a língua do ser humano é usada para bendizer ao Senhor, mas também para amaldiçoar os homens. Isso acontece porque temos uma natureza pecadora, rebelde a Deus. Mas Tiago enfatiza: “Meus irmãos, não pode ser assim”! Como podemos mudar essa realidade? Ao falar com os fariseus, Jesus disse: “A boca fala do que está cheio o coração. O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do seu mau tesouro tira coisas más” (Mt 12.34b-35).

Essa realidade muda quando começamos a nos abastecer do que é bom e procede de Deus, deixando de nos alimentar do que é mau. Nossa mente precisa ser preenchida pelo Senhor. Não é fácil, pois constantemente somos tentados a falar coisas desagradáveis a respeito de outras pessoas, mas se nos deixarmos controlar pelo Espírito Santo, ele nos ajuda a proferir bênçãos e palavras amáveis. Esse é o meu desafio hoje para você. Avalie aquilo que está saindo da sua boca, pois isso revelará o que está presente no seu coração. – Marcos Passig

Um coração preenchido com o amor de Deus faz toda diferença quando abrimos nossa boca para falar.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.